EFE
Por: UOL Esporte
Goiás bate o Estudiantes, mas cai na Libertadores
O Goiás encerrou nesta quinta-feira sua primeira participação na Copa Libertadores da América. Jogando no Serra Dourada, em Goiânia, a equipe brasileira conseguiu a vitória sobre o Estudiantes, por 3 a 1, mas não foi o suficiente para garantir vaga nas quartas-de-final da competição. Agora, o time argentino enfrentará o São Paulo por um lugar na semifinal.
Como o clube de La Plata havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, em casa, na última semana, a equipe do Cerrado precisava do triunfo por três gols de diferença para se classificar no tempo normal. O clube esmeraldino igualou a diferença de dois gols, sofrida fora de casa, mas como não marcou no território adversário foi eliminado.
O Goiás chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas sofreu gol aos 31min do segundo tempo e não conseguiu reverter o resultado. Mesmo pressionando muito o adversário, os anfitriões encontraram dificuldades nas finalizações e pararam no goleiro Herrera, que teve atuação destacada.
Na próxima fase, a equipe da Argentina irá enfrentar o São Paulo, que conquistou o lugar nas quartas-de-final após vencer o Palmeiras por 2 a 1, na última quarta-feira. O confronto marcará o duelo de dois clubes tricampeões da Copa Libertadores.
Na primeira fase do campeonato, o clube esmeraldino começou com uma boa performance, na qual garantiu a liderança isolada do Grupo 3, com 11 pontos ganhos. O desempenho, porém, não se repetiu nas últimas partidas da equipe na competição e culminou na eliminação da equipe.
Depois de iniciar a fase de grupos com três vitórias seguidas (Unión Española, The Strongest e Newells Old Boys), o Goiás caiu de produção. Tanto que voltou a vencer apenas esta noite - antes havia perdido do Estudiantes e do The Strongest e empatado com Newells e Unión Española.
Embora a derrocada tenha sido evidente, o time do técnico Geninho mostrou muita raça, mas novamente não foi feliz nas finalizações a ponto de garantir a classificação. Até a partida desta quinta, o Goiás havia marcado apenas dois gols em dez partidas.
O jogo
Precisando da vitória, Geninho escalou o Goiás com uma formação mais ofensiva. Ele sacou um homem do meio-de-campo para entrar com o esquema 3-4-3. Roni, Welliton e Nonato formaram a linha de frente para resolver o problema da falta de gols.
Quando a bola rolou, os anfitriões começaram pressionando e criaram boas chances para abrir o placar. Logo aos 2min, Vítor aproveitou cruzamento da esquerda e tocou de cabeça para Welliton dentro da área. Sozinho, o atacante chutou para cima e desperdiçou a jogada.
Aos poucos, o Goiás diminuiu o ritmo, mas seguiu superior e teve nova oportunidade aos 16min. Roni acertou belo chute de fora da área, obrigando o goleiro Herrera a espalmar para fora e evitar o primeiro gol do time da casa.
O Estudiantes subiu de produção no decorrer da etapa inicial, porém o time esmeraldino dominou. Aos 26min, Welliton aproveitou rebatida do escanteio e arriscou da entrada da área, acertando o travessão adversário. Até o intervalo, os anfitriões pressionaram os argentinos, mas sem sucesso.
No segundo tempo, o panorama da partida não se alterou e o time de Geninho começou novamente pressionando a meta adversária. Logo no segundo minuto de jogo, Vítor tabela com Nonato dentro da área e chuta no canto, mas Herrera novamente evita o gol.
Apenas quatro minutos depois, o Goiás conseguiu finalmente abrir o marcador. Jadílson recebeu passe na ala esquerda e cruzou rasteiro para Vítor completar de carrinho e colocar os anfitriões na frente.
A pressão não diminuiu. E 14 minutos depois, a equipe brasileira conseguiu fazer o segundo gol. Após fazer bela jogada individual, novamente pela esquerda, Jadílson cruzou na medida para Nonato cabecear no chão e ampliar o placar.
Porém, a alegria do Goiás não durou muito e o time viu a classificação ir embora aos 31min. Pavone recebeu passe na direita, passou por Fabiano e cruzou para Calderón, livre, mandar para as redes.
A partir daí, o time esmeraldino continuou no ataque, mas não conseguiu mudar sua sorte. Juliano ainda marcou aos 47min depois de acertar belo chute no canto de Herrera, após escanteio da esquerda. Mas o resultado não foi o suficiente.
Fechar crônica