Por: UOL Esporte
Goiás só empata em casa, mas confirma liderança
Já classificado às oitavas-de-final da Copa Libertadores, o Goiás tinha como missão confirmar a liderança do Grupo 3 para ter vantagem no mata-mata. E, jogando sob vaias da sua torcida, no estádio Serra Dourada, a equipe fez apenas o suficiente para alcançar sua meta: empatou sem gols com a Unión Española, na noite desta quarta-feira.
O baixo rendimento no jogo se refletiu nas arquibancadas. Já impaciente no fim do primeiro tempo, a torcida goiana se revoltou ainda mais quando Souza, vaiado ao ser substituído, respondeu com gestos obscenos na etapa final.
Daí em diante, os torcedores constantemente gritavam ofensas ao atacante, além de vaiar bastante o time no fim do confronto. O resultado, se não agradou fora das quatro linhas, confirma a soberania esmeraldina na fase de grupos.
Apesar de ser estreante na competição internacional, o Goiás construiu boa vantagem na largada ao vencer seus três jogos iniciais do Grupo 3, o primeiro sobre a própria Unión, no Chile. Em seguida, ainda bateu The Strongest e Newell's Old Boys.
Totalizando 11 pontos, a equipe brasileira ainda ostenta a melhor defesa entre os 32 times que disputam a segunda fase. O Goiás sofreu apenas um gol em seis partidas. Na fase anterior, diante do Deportivo Cuenca, sofreu outro gol em dois jogos.
Com a liderança assegurada, o clube esmeraldino agora aguarda a definição dos outros grupos para conhecer seu adversário das oitavas-de-final. Certeza, apenas, é que a equipe comandada por Geninho terá a vantagem de realizar o segundo jogo em casa, no Serra Dourada.
O empate desta quarta-feira ainda eliminou a Unión Española, que se classificaria na segunda posição com uma vitória simples. No entanto, o tropeço desta noite deixou o time chileno com os mesmos oito pontos do Newell's Old Boys, que bateu o The Strongest na outra partida do grupo e possui melhor saldo de gols, ganhando a outra vaga.
O Goiás volta a campo pela Copa Libertadores na próxima semana, diante de adversário a ser definido. Antes, no entanto, o time direciona suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Neste sábado, a equipe goiana visita o Fluminense no estádio do Maracanã, pela segunda rodada.
O jogo
Precisando da vitória para se garantir nas oitavas-de-final, a Unión Española deu pouca importância ao fato de jogar fora de casa e começou a partida com postura ofensiva, sem a costumeira retranca de equipes visitantes na Copa Libertadores. No entanto, com muitos erros de passes, facilitou para o Goiás.
A primeira chance dos anfitriões foi com sete minutos de bola rolando. Jadílson cruzou a bola da esquerda, Gaona saiu mal do gol e Souza, no susto, cabeceou para fora. Aos 13min, Cléber Gaúcho arriscou de fora da área e também assustou, mandando a bola perto do travessão.
Aproveitando-se dos erros dos chilenos, que começaram a acontecer também na defesa, o Goiás exerceu forte pressão sobre os visitantes. Aos 15min, o atrapalhado Gaona foi mal em saída de bola e perdeu para Romerito. Ele levantou a bola na área, mas Reyes conseguiu fazer o corte na dividida com Souza.
Seis minutos mais tarde, o goleiro da Unión se redimiu ao defender bola cabeceada por Leyrielton, que apareceu por trás da defesa e finalizou para o gol. No minuto seguinte, foi a vez de Welliton desperdiçar boa oportunidade. Lançado por Jadílson, tentou encobrir Gaona, mas pegou mal na bola.
Melhor em campo, o Goiás seguiu pressionando o adversário até o fim do primeiro tempo, mas também passou a exagerar dos passes errados, deixando a torcida insatisfeita no Serra Dourada. Nem mesmo as jogadas pela lateral esquerda, principal arma da etapa inicial, voltou a funcionar.
Depois do intervalo, a Unión se arriscou mais ao ataque e novamente foi surpreendida. Logo aos 2min, Welliton lançou para Juliano e o meia, de calcanhar, ajeitou para Leyrielton completar de primeira. O chute foi no canto direito de Gaona, que fez boa defesa.
Sem conseguir inaugurar o marcador, o Goiás começou a demonstrar nervosismo, agravado pela cobrança da torcida esmeraldina. Nonato, que substituiu Souza, também errou grande chance em seu primeiro lance. Jadílson driblou duas vezes na esquerda e cruzou rasteiro. O atacante bateu de esquerda, mandando rente à trave.
Até mesmo o goleiro Harlei, jogador que mais vezes vestiu a camisa do Goiás na história do clube, teve momento de insegurança, permitindo rebote após disparo de longe. O Unión, então, se lançou ao ataque em busca do triunfo, mas a falta de qualidade dos chilenos se sobressaiu.
Fechar crônica