Benedito Braga / O Popular
Por GLOBOESPORTE.COM
Líder com folga: com dois de Walter, Goiás goleia Anápolis por 4 a 0
Atacante brilha outra vez e entra de vez na briga pela artilharia. Esmeraldino consolida melhor campanha do primeiro turno, e Galo volta para o Z-2
Ninguém para o Goiás no Goianão. Em mais uma noite de inspiração dos atacantes, o Esmeraldino precisou apenas de um tempo para golear o Anápolis por 4 a 0 (veja os gols no vídeo ao lado), no estádio Jonas Duarte, no fechamento da nona rodada do Estadual. O Alviverde chegou aos 23 pontos e sacramenta a melhor campanha de uma equipe no primeiro turno do Goianão, desde que o campeonato adotou o atual formato, desde 2010.
Walter novamente brilhou. O atacante marcou dois gols e entrou de vez na briga pela artilharia da competição. Neto Baiano e Amaral marcaram os outros gols esmeraldinos. O Verde foi comandado pelo auxiliar Luis Fernando Flores. O técnico Enderson Moreira, com dengue, ficou em Goiânia. A equipe esmeraldina se mantém tranquilo na liderança do Goianão, com três pontos à frente do vice-líder Goianésia.
O Anápolis voltou à zona de rebaixamento e é o nono colocado, com oito pontos conquistados. Com três derrotas, cinco empates e apenas uma derrota, Wladimir Araújo está em situação crítica no comando do Tricolor da Boa Vista. A diretoria do clube se reunirá na manhã desta terça-feira para decidir se o treinador permanece ou não no clube.
Na próxima rodada o Goiás tem o clássico contra o Vila Nova, neste domingo, às 16h, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O Anápolis terá pela frente o Rio Verde, no mesmo dia e horário, no estádio Jonas Duarte, em Anápolis.
Muita marcação e pouca criatividade
O primeiro tempo foi de muita marcação e poucos lances efetivos no Jonas Duarte. O Goiás se mostrava mais acanhado em campo, e o Anápolis apostava nas ligações diretas com Moisés e Rafael Grampola para tentar ameaçar Harlei, mas a retaguarda esmeraldina conseguia se segurar. Com pouca movimentação no ataque, o Verde tinha dificuldades para criar as jogadas e apostava em chutes de longe e nas bolas paradas.
Foi assim que, aos 14 minutos, a equipe esmeraldina criou sua primeira boa chance, quando Dudu Cearense cobrou escanteio, e Rodrigo cabeceou, mas mandou para fora. O Galo da Comarca conseguia se manter mais no campo de ataque, mas pouco criou. Moisés era o jogador mais incisivo dos donos da casa. O atacante aproveitava espaços deixados pela zaga do Goiás, mas não finalizava bem.
Sem espaço e sem criatividade para criar jogadas, o Anápolis resumiu suas finalizações a alguns arremates de Moisés, um chute de Luciano Totó e uma cabeça da de Oscar, que não assustaram Harlei. O Goiás também não levou perigo ao gol de Flávio Mendes. Bem marcado, Walter ficava centralizado e tinha pouco espaço para o arremate. Neto Baiano tentou se movimentar pelo lado esquerdo, mas também pouco contribuiu para o seu time.
Goleada esmeraldina
O Goiás levou apenas 29 segundos para afastar de vez todo o marasmo da primeira etapa. Este foi o tempo necessário para Neto Baiano – que contra o Rio Verde marcou com poucos segundos de jogo – abrir o placar no Jonas Duarte. Após roubada de bola de Caio – que entrara na vaga do contundido Sasha –, o meia acionou Walter, que mesmo no chão, rolou para Neto Baiano. O atacante, de perna direita, colocou no canto de Flávio Mendes e abriu a conta para o Goiás: 1 a 0.
O gol deixou o Goiás à vontade na partida. O Anápolis seguia sem criatividade e com dificuldades para manter a bola nos pés.Quatro minutos após marcar o gol, Neto Baiano ainda obrigou Flávio a fazer uma boa defesa com um chute cruzado. O Esmeraldino tinha o controle tranquilo da partida e apenas aguardava a hora ideal para fazer o segundo. Ela veio aos 11 minutos. Após roubada de bola no meio-campo, Neto Baiano ficou com a bola e retribuiu o favor a Walter, dando a bola ao companheiro para fazer o segundo gol no Jonas Duarte: 2 a 0.
Com tal desvantagem, Wladimir Araújo se lançou de vez ao ataque. O técnico do Anápolis colocou o atacante Cris na partida na vaga do lateral Rafael Gaúcho, e expôs ainda mais sua equipe. O Galo chegou a assustar com cabeçada perigosa de Rafael Grampola, mas foi só isso. O Goiás seguia com o domínio fácil da partida. A situação dos donos da casa ficou ainda pior quando, aos 29 minutos, Lusmar foi expulso após receber o segundo amarelo.
A partir daí a vida do Esmeraldino ficou ainda mais fácil. O terceiro gol veio em uma bela jogada de Thiago Mendes. Aos 31 minutos, o jovem volante, que entrou na vaga de Dudu Cearense, cruzou na medida para Walter, livre pela esquerda, soltar um petardo de perna direita, de voleio, e mostrar que é o principal jogador do Goiás no momento: 3 a 0. Ainda sobrou tempo para o quarto. Aos 41, Walter lançou Vítor pela direita, e o lateral cruzou na medida para Amaral fazer o gol e fechar o placar: 4 a 0.
Fechar crônica