Carlos Costa
Por Fernando Vaconcelos / GloboEsporte
Com três de Walter, Goiás vence o ASA e assume a ponta da Série B
Os adversários tropeçam, e o Goiás não perdoa. Nesta terça-feira, o Esmeraldino deu mais uma amostra de seu ótimo momento ao golear o ASA por 4 a 0, no Serra Dourada, e conquistar a 11ª vitória em 13 jogos no segundo turno da Série B do Brasileirão - Vítor abriu o placar já no segundo tempo, e Walter marcou os outros três dos donos da casa. A festa foi completa para a equipe comandada pelo técnico Enderson Moreira. Com 67 pontos, assume a liderança graças também à derrota do Criciúma para o Grêmio Barueri em casa (4 a 3). O jogo teve público pagante de 21.062 pessoas, o recorde dos goianos na Série B, e renda de R$ 137.475,00.
A seis rodadas do fim da Segundona, o Goiás já abriu nove pontos de vantagem para o São Caetano, quinto colocado. Com o acesso encaminhado, o time volta a campo na próxima sexta-feira, às 19h30m (de Brasília), contra o ABC, em Natal. O ASA, que praticamente não corre riscos de rebaixamento, caiu para a 12ª posição, com 40 pontos. Os alagoanos voltam a campo sábado, às 16h, contra o Bragantino, em Arapiraca.
Com três zagueiros e seis mudanças em relação ao jogo anterior, o ASA entrou em campo disposto a jogar de forma leve e dificultar as ações do Goiás. Na zona intermediária da Série B, o time alagoano está longe do Z-4, mas também não luta pelo acesso. Até por isso, o técnico Nedo Xavier poupou cinco jogadores devido ao desgaste físico.
Sem muita responsabilidade no jogo desta terça, o ASA partiu para o ataque nos minutos iniciais e tentou ameaçar o goleiro Harlei. Porém, faltava gente no campo de ataque para auxiliar o artilheiro do país na temporada, Lúcio Maranhão, que já marcou 39 gols em 2012. A receita do Goiás para melhorar em campo foi ter paciência. Com uma equipe entrosada, que era repetida pela oitava rodada seguida, o time da casa passou a tocar a bola no campo de ataque para tentar encontrar espaços na defesa adversária.
Antes mesmo de o Esmeraldino subir de produção, o atacante Walter tentou surpreender Gilson e arriscou chute forte da intermediária aos 14. Porém, Gilson fez defesa segura e começou a mostrar que dificilmente seria superado na etapa inicial. Dois minutos depois, Ramon recebeu dentro da área, limpou para a perna direita e bateu forte para bela intervenção do goleiro do ASA.
Os goianos já eram melhores na partida quando o volante Jorginho vacilou e quase comprometeu a vida dos visitantes. Ao tentar sair para o jogo, errou passe na intermediária. Thalysson quis consertar o erro, mas perdeu a bola para Vítor. O lateral invadiu a área e chutou forte, para mais uma ótima defesa do goleiro. A blitz continuou no lance seguinte. Renan Oliveira recebeu cruzamento de Egídio e cabeceou no canto esquerdo. Quem apareceu? Gilson, absoluto, colocou para escanteio.
Vítor desafoga o Goiás
O segundo tempo começou sem apresentar muitas variações. O Goiás tinha mais posse de bola, trabalhava no campo de ataque, mas demorou a passar a impressão de que conseguiria balançar as redes. Aos dez minutos, Vítor, um dos destaques da partida, recebeu passe de Walter e cruzou rasteiro. Ricardo Goulart se esticou todo, mas não alcançou a bola e arrancou suspiros da torcida esmeraldina.
Logo em seguida, o lateral resolveu por conta própria. Após erro na saída de bola do ASA, Walter recuperou e acionou Vítor. Em alta velocidade, o jogador invadiu a área, cortou a marcação e chutou de esquerda no canto: 1 a 0 Goiás. A porteira alagoana estava aberta. O gol era tudo que os donos da casa precisavam. Com o Criciúma perdendo em casa, o placar mínimo já era suficiente para assumir a liderança. Em contrapartida, perder por um ou vários gols de diferença não mudaria muito a situação do ASA, que teria de sair para o jogo.
Antes que Lúcio Maranhão e companhia incomodassem a defesa do Goiás, a equipe esmeraldina mostrou por que é a melhor da Série B. Aos 13, o lateral cobrado por Egídio foi o início de uma bela trama entre Ricardo Goulart e Walter. Após toques envolventes, a bola sobrou para Walter, que chutou forte de direita e ampliou: 2 a 0.
Walter faz mais dois
Walter chegou ao Goiás com a promessa de ser artilheiro da Série B e de conquistar o acesso para a elite do futebol brasileiro. O primeiro objetivo está difícil de ser alcançado, já que Zé Carlos, do Criciúma, balançou as redes 24 vezes. Entretanto, o jogador vem sendo fundamental para a conquista da principal meta, que é o acesso à Série A. Walter já havia marcado nas três rodadas anteriores. Nesta terça, ele correu para o abraço três vezes.
Aos 27, após cruzamento de Iarley na grande área, a defesa do ASA rebateu mal. Walter ficou com a sobra e estufou as redes de novo: 3 a 0. A torcida ainda comemorava quando viu seu centroavante mostrar puro oportunismo. Em lance confuso de Ricardo Goulart, a bola bateu na trave e sobrou nos pés do artilheiro da noite, que não perdoou: 4 a 0. Foi o 11º gol de Walter na Série B. O gol que sacramentou o Goiás como novo líder da Segundona.
Fechar crônica