Heuller Andrey
Por GloboEsporte
Eficiente, Goiás vence o Paraná Clube e sobe para o terceiro lugar: 3 a 1
Eficiente no primeiro tempo e seguro na etapa final, o Goiás venceu o Paraná Clube por 3 a 1 na tarde deste sábado, na Vila Capanema, e subiu para a terceira posição da Série B do Campeonato Brasileiro. O meia Ramon e o atacante Ricardo Goulart marcaram para os visitantes, com assistências do lateral-esquerdo Egídio, e o meia Marquinhos descontou para o Tricolor ainda no primeiro tempo. Com a vantagem, o Esmeraldino se fechou no campo de defesa e garantiu os três pontos. Nos acréscimos do segundo tempo, Júnior Viçosa ainda ampliou, em partida válida pela 21ª rodada.
O jogo teve público pagante de 3.069 torcedores (um total de 4.063 presentes), para uma renda R$ 49.515,00. Com o resultado, o Goiás chega aos 39 pontos e ultrapassa o Joinville, que só empatou com o ABC. Ele fica atrás apenas do Vitória, que tem 48 pontos, e do Criciúma, com 45. Já o Paraná se mantém com 27 pontos e cai do 11° para o 12° lugar. O time comandado por Ricardinho está 11 pontos atrás do G-4 e oito à frente da zona de rebaixamento.
- Jogamos da forma correta. Aproveitamos as oportunidades que tivemos e abrimos 2 a 0. Tomamos um gol e, no final, fomos coroados com mais um gol. Jogamos certinho e saímos felizes - afirmou o meia Felipe Amorim, do Goiás, após o jogo.
- Foram falhas da nossa equipe, e não méritos dos adversários. Na segunda parte, eles chegaram uma vez ao nosso gol e fizeram o gol. Nossa equipe tem que ter um pouco mais de vontade - lamentou o volante Vandinho, do Tricolor..
Para tenta colar nos líderes, Goiás encara o Ceará, às 21h50m (horário de Brasília) de terça-feira, no Estádio Serra Dourada. Já o Tricolor, em busca da reação, visita o América-MG, às 19h30m do mesmo dia, no Estádio Inpendência.
Eficiente, Goiás sai na frente
O Paraná Clube entrou em campo com duas trocas em relação ao empate com o Guarani, na última terça-feira. O lateral-esquerdo Fernandinho e o meia Lucio Flavio entraram nas vagas dos suspensos Wendell Borges e Cambará. O time começou no 4-4-2. O Goiás trocou o meia Caio pelo também meia Ramon, poupado na vitória sobre o América-RN, na rodada passada. O Esmeraldino também atuou no 4-4-2.
Os mandantes precisavam da vitória para reagir na Série B. Os goianos, para permanecer no grupo de acesso. Com o panorama, o jogo começou aberto e equilibrado. O Tricolor assustou com o atacante Wellington Silva, que, em posição de impedimento, bateu para fora. E, já aos quatro minutos, os visitantes saíram na frente. O lateral-esquerdo Egídio cobrou falta, e Ramon cabeceou no canto do goleiro Luis Carlos: Goiás 1 a 0.
O Paraná Clube teve mais três oportunidades antes dos 19 minutos. O lateral-direito Paulo Henrique errou o alvo, e o atacante Geraldo parou no zagueiro Lacerda e, depois, no goleiro Harlei. O técnico Ricardinho, então, teve de promover a primeira alteração: Fernandinho, machucado, deu lugar ao zagueiro Alisson, que atuou improvisado na esquerda. O Goiás, mais eficiente na frente, ampliou. Após troca de passes e cruzamento de Egídio, aos 21, o atacante Ricardo Goulart chutou de primeira. A bola desviou em Alisson e tirou Luis Carlos do lance: Goiás 2 a 0.
O Goiás marcava forte, já na saída de bola, e o Tricolor tinha dificuldades para criar. Camisa 10, Lucio Flavio era vigiado de perto ora por Amaral, ora por Thiago Mendes. O time da Vila, porém, não se abateu e descontou aos 26. Wellington Silva tocou para o meia Marquinhos, o outro armador dos mandantes. Ele finalizou com força, cruzado, sem chance para Harlei: Paraná 1 a 2. Depois do gol, o Goiás armou uma retranca, com até dez homens no campo defensivo e apenas o atacante Iarley na frente. O Paraná Clube partiu para o ataque, mas sem criatividade e velocidade, e parou no paredão esmeraldino.
Goiás arma retranca e garante resultado
Paraná e Goiás voltaram para o segundo tempo com os mesmos times, e o panorama se manteve: os mandantes pressionavam, e os visitantes marcavam forte, à espera de um contra-ataque para ampliar. Até os dez minutos, o Tricolor assustou três vezes: Wellington Silva parou em Harlei, Marquinhos foi travado pela defesa adversária, e o zagueiro Alex Alves cabeceou por cima do gol. O Esmeraldino, no contragolpe, ameaçou com Ricardo Goulart, em chute de fora, para defesa de Luis Carlos.
Para ampliar o poder ofensivo, Ricardinho trocou o meia Marquinhos pelo atacante Arthur. Ele entrou aberto pelo lado direito, com o angolano na esquerda e Wellington Silva centralizado, no 4-3-3. Enderson Moreira, por outro lado, fortaleceu a marcação: ele trocou o meia Ramon pelo volante Marcos Paulo, e a equipe passou para o 4-5-1.
Depois das alterações, o Paraná Clube partiu com tudo para o ataque. Ele quase igualou o marcador com Wellington Silva, que cabeceou para defesa de Harlei, e com Lucio Flavio, que soltou a bomba de longe e tirou tinta do travessão. Aos 40, na melhor oportunidade do Tricolor no jogo, o camisa 10 bateu da entrada da área e acertou o pé da trave. O goleiro do Goiás, parado, só olhou a bola sair pela linha de fundo. No último lance, em contra-ataque, o atacante Júnior Viçosa - substituto de Iarley - passou por Luis Carlos e fechou o placar: 3 a 1. Vitória suada, mas fundamental para os visitantes.
Fechar crônica