Por UOL Esporte
Botafogo e Goiás empatam e morrem abraçados
Um empate com sabor de derrota sepultou os sonhos de Botafogo e Goiás de chegarem à Libertadores. Ambos morreram abraçados com o placar de 2 a 2 no confronto deste domingo, no Maracanã, pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro.
Róbson Luiz abriu o placar para o Goiás no início do segundo tempo, mas Wando empatou logo depois para, enfim, marcar seu primeiro gol pelo Botafogo em 13 partidas disputadas.
Rogério Corrêa aproveitou falha da defesa alvinegra e colocou o Goiás na frente, mas Lucio Flavio, cobrando falta, aos 40min, marcou seu primeiro gol após se recuperar de cirurgia no joelho direito que lhe deixou fora dos gramados por seis meses.
"Depois de longo tempo parado, para mim foi bom ter feito esse gol numa cobrança de falta, que treino bastante. Ficou distante a classificação para a Libertadores, mas acho que valeu. Muitos colocavam o Botafogo como um dos rebaixados no início. A equipe está de parabéns pela luta até o final", comentou Lucio Flavio, que teve seu nome gritado pela torcida.
Com o empate, o Botafogo foi a 50 pontos e agora só pode chegar a 56, já que restam apenas mais duas rodadas para o fim da competição. Desta forma, o time não tem mais como alcançar o quinto colocado, o Vasco, que foi a 57 com a vitória sobre o São Caetano. O mesmo acontece com o Goiás, que foi a 49 e só atinge, no máximo, 55.
Por isso, Botafogo e Goiás agora lutam para manter suas vagas na Copa Sul-Americana de 2007. E por sinal, ambos terão que se reabilitar da má fase para alcançarem seus novos objetivos.
O empate deste domingo decretou a terceira partida seguida sem vitória para os dois times. Nas duas rodadas anteriores, o Botafogo perdeu para Palmeiras e São Paulo, enquanto o Goiás foi também derrotado pelo time do Morumbi e pelo e Flamengo.
Botafogo e Goiás voltam a campo no próximo domingo, às 16h, para a disputa da penúltima rodada do campeonato. Enquanto o time alvinegro enfrenta o Corinthians, no Maracanã, o esmeraldino encara a Ponte Preta, em Goiânia.
O jogo
O Botafogo começou melhor e quase abriu o placar logo aos 4min. Claiton tocou para Joilson, que não dominou dentro da área e a bola sobrou para Zé Roberto. O meia chutou de primeira, mas Harlei saiu muito bem do gol e salvou o Goiás.
O time da casa voltou a assustar o adversário aos 17min. Após cruzamento de Junior Cesar da esquerda, a bola sobrou na direita para Claiton, que tocou no meio para a chegada de Scheidt. O zagueiro chutou forte de primeira, da entrada da área, mas Harlei espalmou.
O Goiás só conseguiu responder aos 23min. Leyrielton arrancou pela meia direita e chutou forte, obrigando Max a espalmar a bola, que ia entrando no seu canto esquerdo.
A equipe visitante começou a se soltar e quase abriu o placar aos 31min. Welliton recebeu ótimo passe de Souza, dominou dentro da área, pela direita, e chutou forte, mas Max defendeu em dois tempos no meio do gol.
O jogo ficou equilibrado, mas o Botafogo ensaiou uma pressão. Aos 35min, Joilson cruzou da direita e Reinaldo cabeceou no segundo pau, mas Harlei salvou o Goiás. Aos 36min, Joilson novamente colocou a bola na cabeça de um companheiro, mas Wando errou a e a bola sobrou para o goleiro.
Após um primeiro tempo equilibrado, o Goiás voltou melhor no segundo e abriu o placar logo aos 3min. Róbson Luiz recebeu bom passe de Welliton, ganhou disputa com Claiton e chutou da entrada da área, na saída de Max.
Mas o Botafogo não se abateu e empatou logo depois. Aos 6min, Wando recebeu passe de Diguinho na área, pela esquerda, e chutou forte, quase sem ângulo. A bola entrou no alto, sem chance de defesa para Harlei.
O gol saiu na hora certa para o Botafogo, que começou a jogar melhor. Mas o Goiás quase desempatou aos 20min, num cochilo da defesa alvinegra. Rogério Corrêa recebeu a bola completamente livre dentro da área, pela esquerda, mas chutou em cima de Max.
O Botafogo teve uma grande oportunidade de virar o jogo aos 33min. Zé Roberto avançou pelo meio e tocou na direita para Reinaldo, que estava livre. Mas o atacante chutou em cima da defesa, ainda teve a segunda chance no rebote, mas Harlei defendeu.
Logo depois, o Goiás virou o jogo. Aos 35min, após bate-rebate na área do Botafogo, a bola sobrou para Rogério Corrêa, que cabeceou no segundo pau e colocou para dentro.
Mas aos 40min, Lucio Flavio cobrou falta da entrada da área com perfeição e colocou a bola no ângulo direito de Harlei, dando números finais à partida.
Fechar crônica