Por UOL Esporte
Goiás goleia o Grêmio e deixa a zona do rebaixamento
O Grêmio não conseguiu apresentar o mesmo rendimento das rodadas anteriores e levou uma goleada de 4 x 0 do Goiás, na tarde deste domingo, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O resultado foi excelente para os donos da casa, que alcançaram a marca dos 33 pontos e deixaram a incômoda zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor, por sua vez, deixou escapar uma grande oportunidade para brigar ainda mais pelo título da competição. O elenco comandado pelo treinador Mano Menezes, que ainda estava invicto no segundo turno e vinha embalado de duas goleadas curiosamente de 4 x 0, a favor, sobre Botafogo e Ponte Preta, entrou em campo sabendo da derrota do líder São Paulo no clássico contra o Palmeiras, também na tarde deste domingo.
Ainda com 45 pontos, os gaúchos ao menos se mantiveram na segunda colocação da tabela de classificação. A diferença para o terceiro colocado Santos, porém, acabou caindo de cinco para dois pontos. Com a vitória sobre o Flamengo, o Peixe avançou para os 43.
O Grêmio também perdeu parte da vantagem que apresentava nos confrontos diretos contra o Goiás. Com dez vitórias agora em 32 duelos pelas mais diversas edições do Brasileirão, o Tricolor viu o seu oponente vencer pela nona vez (outros 13 jogos terminaram com o placar igual).
A partida deste final de semana ainda acabou estragando a festa do garoto Lucas. O sobrinho do ex-craque Leivinha pretendia fazer uma grande apresentação para justificar a sua convocação para a Seleção Brasileira - ele foi relacionado pelo técnico Dunga para participar dos amistosos que o País irá realizar diante de Kuait e Equador.
O Grêmio voltará a jogar pelo Campeonato Brasileiro somente no dia 4 de outubro - diante do Palmeiras, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Já o Goiás, que vinha de três empates consecutivos (2 x 2 diante do Figueirense, 0 x 0 contra o Vasco e outro 2 x 2 diante do Atlético-PR), irá enfrentar o São Caetano no mesmo dia, no Interior de São Paulo.
O jogo
Aproveitando o apoio do seu torcedor, o Goiás começou de maneira surpreendente. Os donos da casa marcaram a saída de bola do adversário e levaram perigo constante contra o gol defendido por Marcelo Grohe.
Logo aos 5min, o primeiro lance polêmico. Johnson invadiu a grande área e foi praticamente atropelado pelo zagueiro gremista Evaldo. Os atletas da equipe goiana ficaram pedindo a marcação do pênalti, mas foram ignorados pelo árbitro paranaense Héber Roberto Lopes.
A partir daí, o Alviverde passou a insistir mais nas jogadas aéreas. Aos 7min, após um excelente cruzamento do lateral Vítor, Romerito subiu com estilo e cabeceou para defesa importante do camisa de número um do Tricolor. Dois minutos depois, foi Johnson quem usou a cabeça para assustar a defesa inimiga.
Já aos 12min, apenas por um detalhe é que o placar não foi aberto. Em uma cobrança de falta, o volante Galeano ficou completamente livre na linha da pequena área. De cabeça, o atleta colocou a bola por cima, raspando o travessão.
Sem Hugo, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Grêmio não conseguia apresentar um bom desempenho naquela que é uma de suas principais armas: o contra-ataque. Os primeiros avanços do clube visitante foram sempre pelo lado direito. Patrício até que efetuou bons cruzamentos, mas Rômulo estava sempre muito bem marcado.
Aos 16min, finalmente o Tricolor concluiu a gol. Léo Lima fez um lance individual e bateu cruzado, nas mãos de Harley. Foi então que a equipe gaúcha começou a marcar uma presença um pouco maior no seu setor ofensivo.
Aos 25min, em uma cobrança de falta, Lucas acertou o canto de Harley, que precisou se esticar para fazer a intervenção - no rebote, Wellington perdeu outra boa chance. No lance anterior, Marcelo Grohe é quem havia feito boa defesa, após o chute de Romerito.
No momento em que havia um certo equilíbrio no interior das quatro linhas, o Goiás foi mais esperto e saiu na frente. Aos 35min, depois de um erro no ataque gremista, os donos da casa arrancaram em alta velocidade. Vítor foi lançado na ponta e cruzou para Souza, que recebeu já na grande área, virou e finalizou sem possibilidade para o goleiro gremista.
Na saída de bola, o Grêmio foi para cima do adversário. Léo Lima mais uma vez teve a chance, mas chutou sobre o travessão, após uma excelente triangulação com Ramón.
Só que a tarde era mesmo do Goiás. Aos 39min, mais uma vez o lateral Vítor apareceu com liberdade. O atleta concluiu cruzado e obrigou Marcelo Grohe a realizar uma difícil intervenção. No rebote, a bola sobrou para Jadílson, que somente teve o trabalho de tocar para o fundo das redes.
No segundo tempo, o Grêmio voltou a decepcionar o seu torcedor. Mano Menezes ainda tentou três alterações, colocando Sandro, Rafinha e Herrera respectivamente nas vagas de Jeovânio, Léo Lima e Ramón. Mas não deu certo. O representante gaúcho permaneceu sem criatividade, não conseguindo sequer barrar os perigosos avanços do Alviverde goiano.
Aos 10min, Jadílson concluiu cruzado para outra grande defesa de Marcelo Grohe. Já aos 19min, o goleiro tricolor não conseguiu evitar o terceiro. Após um cruzamento da esquerda, o angolano Johnson subiu mais que a zaga e cabeceou com categoria, decretando a goleada.
Aos 23, um golaço fechou o placar. O atacante Souza foi driblando praticamente toda a defesa do Grêmio, passou também pelo goleiro e chutou para o fundo das redes, assinalando o seu 13º gol no campeonato. O Tricolor, que vinha de duas goleadas favoráveis, acabou provando do seu próprio veneno.
Fechar crônica