Portal Esmeraldino.com
Por UOL Esporte
Figueirense e Goiás empatam em Santa Catarina
Em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Figueirense não conseguiu fazer o dever de casa e empatou com o Goiás no Orlando Scarpelli, em Santa Catarina, por 2 a 2. Apesar do apoio da torcida, que compareceu em bom número, a equipe não alcançou o objetivo de se aproximar da zona de classificação para Libertadores.
O Goiás conseguiu chegar ao gol de empate no final da partida, aos 42min do segundo tempo. O ponto obtido fora de casa ajuda na fuga do grupo dos rebaixados. Com 28, o time alviverde está dois à frente do São Caetano, o 17° colocado.
Já o Figueirense perdeu dois pontos no final do jogo, somou apenas um e chegou aos 33 no total. Se tivesse vencido, o time catarinense teria assumido a quinta posição, passando o Vasco, ficando dentro da zona de classificação para a Libertadores.
O empate foi ainda mais frustrante para o Figueirense devido ao domínio durante o jogo. Apesar da forte marcação goiana, a equipe alvinegra teve o domínio da partida e criou as únicas chances de gol da primeira etapa.
Geninho, técnico do Goiás foi para o intervalo insatisfeito com o time. "Temos que mudar o comportamento do nosso time. Já tivemos duas falhas na defesa em que eles poderiam ter marcado o primeiro. Também temos que organizar melhor o meio de campo", afirmou.
O recado deu resultado e logo no início do segundo tempo Souza, cobrando pênalti, abriu o placar. No entanto, o atacante foi expulso na comemoração e deixou sua equipe com um jogador a menos. Com um jogador a mais, o Figueirense pressionou e conseguiu a virada. Diego e Soares marcaram. No entanto, Aldo, no final da partida, empatou.
Ambas as equipes viajarão para o Rio de Janeiro na próxima rodada. O time de Santa Catarina enfrentará o Fluminense, sábado, no Maracanã. Já o Goiás vai a São Januário enfrentar o Vasco, no domingo.
O jogo
A primeira oportunidade do jogo foi aos 6min. Marquinhos Paraná aproveitou bobeada da zaga do Goiás, avançou com a bola pela intermediária e quando chegou próximo à meia-lua arriscou o chute. O defensor Aldo se atirou e conseguiu cortar a bola. No rebote, Schwenck chutou para a boa defesa de Harlei.
No minuto seguinte, outra vez o Figueirense chegou com perigo. Soares bateu de fora da área com o lado interno do pé, buscando o canto. O goleiro estava bem posicionado e segurou tranqüilo.
A primeira chance do Goiás foi aos 14min. Carlos Alberto afastou mal a bola, o angolano Johnson ficou na frente de Andrey, mas preferiu o toque para Vitor. O zagueiro catarinense Vitor correu mais que o adversário e mandou para escanteio.
O Figueirense tinha maior posse de bola e rondava a área rival. Aos 17min, Thiago Paraná fez lançamento em profundidade para Marquinhos Paraná, que dominou dentro da área mas demorou muito para concluir. O marcador se aproximou e a bola saiu prensada por cima do gol.
O time da casa passou a buscar o gol com chutes de longa distância Aos 20min Cícero arriscou de fora da área e Harlei foi tranqüilo na bola. Aos 30min foi a vez de Soares tentar de longe. O chute saiu forte no canto, para nova defesa do goleiro.
No minuto seguinte, aconteceu a melhor chance catarinense na primeira etapa. Numa cobrança de falta próxima a meia-lua, Cícero bateu com muita força, Harlei se esticou para espalmar no canto, Soares ficou com a sobra sozinho, mas chutou em cima do goleiro.
A última boa oportunidade antes do intervalo foi com Marquinhos Paraná. De fora da área, ele buscou o ângulo da meta do Goiás. Harlei fez golpe de vista e observou a bola passar rente à trave.
O Figueirense voltou com o mesmo domínio no segundo tempo. Aos 5min, Carlos Alberto driblou Jadilson na intermediária e chutou rasteiro no canto direito de Harlei, que fez outra grande defesa.
O Goiás buscava as jogadas de contra-ataque. Numa dessas, aos 9min, o atacante Johnson deu um lindo chapéu na linha lateral e avançou em velocidade em direção ao gol. Dentro da área, ele foi derrubado Tiago Prado. O pênalti foi convertido Souza, que foi expulso em seguida. Ele mandou a torcida se calar e, como já tinha amarelo, recebeu o vermelho.
Com um jogador a mais, o time da casa intensificou a pressão. Aos 20min, Marquinhos Paraná lançou para Soares, que matou a bola sozinho na marca do pênalti e jogou por cima do travessão.
De tanto insistir, os catarinenses foram recompensados. Aos 30min, o meia Diego, que acabara de entrar aproveitou cruzamento da direita e tocou de cabeça para empatar sem chances para Harlei.
Soares, aos 35, virou o jogo para a equipe catarinense. Ele recebeu lançamento em profundidade e , sozinho na área, venceu o goleiro Harlei.
Poucos minutos depois o atacante recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando as equipes novamente com o mesmo número de jogadores.
O Goiás aproveitou e cresceu na partida. Aos 42min, em cobrança de escanteio, Aldo subiu mais que a zaga e garantiu o empate.
Fechar crônica