07 de setembro de 2024
  • WhatsApp
  • Comunicar erro

Campeonato Goiano 2020 Masculino

  • Fórmula de Disputa


    Art. 5º – O Campeonato Goiano de Profissionais da 1ª Divisão – Edição 2020 será disputado em 04 (quatro) Fases:

    1ª FASE

    Art. 6º – Na 1ª Fase as 12 (doze) associações estão divididas em 02 (dois) grupos assim constituídos, através de sorteio.

    Grupo A (Atlético, Vila Nova, Goianésia, Anapolina, Aparecidense e Iporá); Grupo B (Goiás, Goiânia, Jaraguá, Anápolis, Grêmio Anápolis e CRAC)

    Os jogos acontecerão em 02 (dois) Turnos, pontos corridos, na seguinte forma e sequência:


    I TURNO

    As 06 (seis) associações do Grupo “A” enfrentarão as 06 (seis) associações do Grupo “B” em jogos de IDA.


    II TURNO

    As 06 (seis) associações do Grupo “A” enfrentarão as 06 (seis) associações do Grupo “B” em jogos de VOLTA.

    Classificam-se para as Quartas de Final 08 (oito) associações, quais sejam, as oito primeiras colocadas em número de pontos ganhos independente do Grupo a que pertençam, enquanto as 2 (duas) últimas associações colocadas por pontos ganhos na 1ª Fase, independentemente de Grupo, serão rebaixadas para a Divisão de Acesso (2ª Divisão) de 2021.

    § Único – Caso duas ou mais associações terminarem a 1ª Fase em igualdade de pontos ganhos, para se conhecer a associação melhor colocada, inclusive para efeito do rebaixamento, serão adotados individual e sucessivamente os seguintes critérios de desempate:

    a) Maior número de vitórias na 1ª Fase;
    b) Melhor saldo de gols na 1ª Fase;
    c) Maior número de gols à favor na 1ª Fase;
    d) Menor número de cartões vermelhos recebidos na 1ª Fase;
    e) Menor número de cartões amarelos recebidos na 1ª Fase;
    f) Sorteio.

    Art. 7º – Na hipótese de alguma associação abandonar ou ser excluída do Campeonato, serão adotados os seguintes procedimentos:

    § 1º - Esta associação já será uma das 2 (duas) rebaixadas.

    § 2º - Será aplicado o quociente técnico (número de pontos ganhos dividido pelo número de jogos realizados) para se conhecer tanto as 8 (oito) associações classificadas para as Quartas de Final quanto a outra associação a ser rebaixada para a Divisão de Acesso (2ª Divisão) de 2021.

    § 3º - Será aplicado o mesmo quociente para os ítens descritos nas letras a), c), d) e e), excetuando-se portanto a letra b), individual e sucessivamente, para os critérios de desempate constantes do parágrafo único do artigo anterior das presentes Normas, caso seja necessário. O critério de desempate descrito na letra b), no caso, não depende da aplicação do citado quociente, uma vez que sua real aferição independe do número de jogos que cada associação realiza.

    § 4º - Se o abandono de que trata o ‘caput’ deste artigo ocorrer depois que a associação iniciou sua participação no Campeonato, os resultados de suas partidas serão mantidos, e em seus demais jogos constantes da tabela, os seus adversários serão considerados vencedores por W.O, conforme estabelece nesse caso, o Regulamento Geral das competições promovidas pela FGF.


    2ª FASE (Quartas de Final)

    Art. 8º – As 08 (oito) associações classificadas na 1ª Fase, formarão 04 (quatro) grupos de 2 (duas) associações cada e jogarão dentro de cada grupo, em jogos de Ida e Volta, sendo que a partida de volta (2º jogo) terá o mando de campo da associação melhor colocada na 1ª Fase, ou seja, na classificação geral da 1ª Fase, observado o previsto no artigo anterior e seus parágrafos destas Normas, caso ocorra. Classificam-se para a Fase Semifinal, a associação que obtiver o maior número de pontos ganhos nas duas partidas em cada um dos grupos.

    § 1º – A composição dos 04 (quatro) grupos desta Fase ficam assim constituídos:

    Grupo “C” – 1ª colocada geral da 1ª Fase X 8ª colocada geral da 1ª Fase

    Grupo “D” – 2ª colocada geral da 1ª Fase X 7ª colocada geral da 1ª Fase

    Grupo “E” – 3ª colocada geral da 1ª Fase X 6ª colocada geral da 1ª Fase

    Grupo “F” – 4ª colocada geral da 1ª Fase X 5ª colocada geral da 1ª Fase

    § 2º – Caso as duas associações de cada grupo, após o 2º jogo tenham conquistado o mesmo número de pontos ganhos, estará classificada para a Fase Semifinal a associação com o melhor saldo de gols nesta Fase (somente nos dois jogos), persistindo a igualdade, a definição da associação classificada para a Fase Semifinal se dará através da decisão por pênaltis, de acordo com o que preceitua a International Board.

    3ª FASE (Semifinal)

    Art. 9º – As 04 (quatro) associações classificadas nas Quartas de Final, formarão 02 (dois) grupos de 2 (duas) associações cada e jogarão dentro de cada grupo, em jogos de Ida e Volta, sendo que a partida de volta (2º jogo) terá o mando de campo da associação melhor colocada na somatória de pontos ganhos da 1ª Fase + Quartas de Final, ou seja, na classificação geral, observado o previsto no artigo 7º e seus parágrafos destas Normas, caso ocorra. Classificam-se para a Fase Final, a associação que obtiver o maior número de pontos ganhos nas duas partidas em cada um dos grupos.

    § 1º – A composição dos 02 (dois) grupos desta Fase ficam assim constituídos:

    Grupo “G” – 1ª colocada geral da 1ª Fase + Quartas de Final X 4ª colocada geral da 1ª Fase + Quartas de Final

    Grupo “H” – 2ª colocada geral da 1ª Fase + Quartas de Final X 3ª colocada geral da 1ª Fase + Quartas de Final

    § 2º – Caso as duas associações de cada grupo, após o 2º jogo tenham conquistado o mesmo número de pontos ganhos, estará classificada para a Fase Final a associação com o melhor saldo de gols nesta Fase (somente nos dois jogos), persistindo a igualdade, a definição da associação classificada para a Fase Final se dará através da decisão por pênaltis, de acordo com o que preceitua a International Board.

    4ª FASE (Final)

    Art. 10 – As duas associações classificadas na 3ª Fase (Semifinal) decidirão o título de Campeã Goiana de Profissionais da 1ª Divisão – Edição 2020, em 2 (dois) jogos, Ida e Volta, sendo que a partida de volta (2º jogo) terá o mando de campo da associação que tiver conquistado o maior número de pontos ganhos ao longo de todo o Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Quartas de Final) + 3ª Fase (Semifinal)), observado o previsto no artigo 7º e seus parágrafos destas Normas, caso ocorra, sagrando-se campeã a associação que conquistar o maior número de pontos ganhos nos dois jogos.

    § 1º – Caso as duas associações tenham durante todo o Campeonato conquistado o mesmo número de pontos ganhos, observado o previsto no artigo 7º e seus parágrafos destas Normas, caso ocorra, para se conhecer a associação mandante da 2ª partida, serão adotados individual e sucessivamente os seguintes critérios de desempate:

    a) Maior número de vitórias no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Quartas de Final) + 3ª Fase (Semifinal));
    b) Melhor saldo de gols no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Quartas de Final) + 3ª Fase (Semifinal));
    c) Maior número de gols à favor no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Quartas de Final) + 3ª Fase (Semifinal));
    d) Menor número de cartões vermelhos recebidos no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Quartas de Final) + 3ª Fase (Semifinal));
    e) Menor número de cartões amarelos recebidos no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Quartas de Final) + 3ª Fase (Semifinal));
    f) Sorteio.

    § 2º – Caso as duas associações finalistas, após o 2º jogo, tenham conquistado o mesmo número de pontos ganhos, será declarada Campeã, a associação com o melhor saldo de gols nesta Fase (somente nos dois jogos), persistindo a igualdade, a definição da associação campeã se dará através da decisão por pênaltis, de acordo com o que preceitua a International Board.
Desenvolvido por brgomes.com