Portal 730
Por Murilo Nascente / Portal 730
Clássico inaugural tem vitória do Goiás sobre o Vila Nova e confusão mesmo com torcida única
Na tarde desse domingo (31) Vila Nova e Goiás abriram seus trabalhos na temporada 2016 e jogaram pela 1ª rodada do Campeonato Goiano. Depois de dois anos, os times voltaram a protagonizar o maior clássico do Centro-Oeste e melhor para o Verdão, que saiu vencedor. 2 a 0, com gols do volante Patrick e do atacante estreante Rafhael Lucas.
Para o Vila Nova as notícias ruins não ficaram apenas no gramado. Mesmo com a presença de torcida única, as arquibancadas do Serra Dourada acabaram se tornando zona de combate. Na reta final do primeiro tempo, logo após o segundo gol esmeraldino, a torcida colorada brigou entre si e o confronto só foi totalmente contido no intervalo da partida.
1°Tempo
Dois grandes rivais frente à frente dois anos depois do último encontro, iniciando uma temporada, era sem dúvida receita de um grande jogo. E quem começou em cima foi o Goiás. Aos seis minutos, Juninho cruzou rasteiro na boca do gol, Rafhael Lucas se posicionou dentro da pequena área mas desviou apenas de raspão e a bola passou em frente à meta. Na sequência da jogada, Carlos recebeu da entrada da área com liberdade e bateu para o gol, mas Paulo Vitor se atirou na bola e travou a finalização.
O Vila Nova parecia nervoso, não conseguia se ajeitar e permitia o crescimento do Goiás. Pouco depois das primeiras chances, o Verdão teve outra excelente chance de abrir o placar. Wagner recuperou bola quase perdida na lateral, avançou sozinho e, cara a cara, com Edson, bateu firme para a ótima defesa do goleiro. O Vila só teve sua primeira chance aos 15, em bola parada. Fernando Neto bateu falta perto da meia-lua e a bola raspou a trave de Renan.
Mas aos 21 minutos, depois de três boas chances, o Goiás abriu o placar. Após confusão na entrada da área colorada, Patrick achou a bola perdida e mandou rasteiro para o gol. Edson demorou a cair na bola e viu ela entrar de mansinho no seu canto esquerdo. 1x0. O Tigrão não se abateu e, após sofrer o gol, tentou ir para cima do Verde.
O Vila procurou sair um pouco mais e só não empatou porque Renan operou dois milagres em sequência. Em cobrança de escanteio, Róbston subiu entre a zaga, cabeceou com força e Renan, no reflexo, espalmou. Na volta do lance, Douglas Assis subiu novamente e deu outra “tijolada” com a cabeça. Mais uma vez o goleiro esmeraldino salvou o Verde com uma defesa sensacional. Depois disso, o Goiás voltou a controlar o jogo e conseguiu ampliar antes do intervalo:
Na marca dos 45, Patrick arrancou pela ponta direita, deixou a marcação do Vila Nova para trás e cruzou uma bela bola para o meio da área. Wagner ajeitou para a chegada tranquila de Rafhael Lucas, que entrou sozinho, fuzilou para o gol. O primeiro dele com a camisa esmeraldina, o segundo do Goiás na partida.
2°Tempo
O gol marcado no finzinho da primeira etapa deu um panorama completamente diferente para o início do segundo tempo. O Vila Nova, que antes era valente e mesmo com muita dificuldade se fazia presente em campo, retornou ao gramado com um jogo mais burocrático e sem conseguir incomodar o adversário. Com isso, o Goiás seguia dominando a posse de bola e, sem se arriscar muito, rondava o campo do Vila em busca de uma chance clara.
A falta de ímpeto do Tigrão fez o Goiás acomodar na partida e, assim, pouquíssima emoção aparecida no jogo. Apenas aos 29 minutos é que surgiu uma finalização a gol, em belíssima jogada coletiva do Goiás. Juninho disparou pela lateral, tocou para Rafhael Lucas que devolveu de calcanhar. O camisa 6 recebeu dentro da área e soltou uma bomba para o gol e Edson defendeu.
Poucos minutos depois, outra oportunidade ainda mais clara. Daniel Carvalho fez boa jogada individual pela esquerda, driblou a zaga e saiu cara a cara com Edson. Ao invés de chutar, ele rolou para a marca do pênalti e Carlos Eduardo finalizou no centro do gol. O arqueiro colorado caiu e ficou com a bola. O Vila, por sua vez, só apareceu aos 35. Zotti levantou cruzado na área, David tentou tirar mas mandou para o gol e Renan se esticou todo para fazer a defesa.
Ao final do jogo, a torcida presente vaiou bastante a saída dos jogadores colorados de campo. Na próxima rodada, o Goiás encara a Aparecidense no estádio da Serrinha, às 19h30, enquanto o Vila Nova vai até Anápolis encarar o Anápolis, às 21h45.
Fechar crônica