Internet / Reprodução
Por: Globoesporte.com
Vila Nova bate ABC fora de casa e volta a vencer após sete rodadas
Foram sete jogos de agonia. Nas sete partidas, seis derrotas e um empate. Mas a vitória que os jogadores e torcedores do Vila Nova tanto aguardavam para mudar de vez o ambiente na equipe enfim veio. Na estreia de Leonardo Souza no comando da equipe, o time colorado venceu o ABC-RN por 2 a 1, em pleno Frasqueirão, em Natal, na abertura da 25ª rodada da Série.
Leonardo Souza é o sétimo treinador da equipe alvirrubra na temporada. Na sua primeira partida como comandante do Tigre, ele manteve a média dos outros que passaram neste ano pela equipe. Somente Heron Ferreira não estreou com vitória. Os outros cinco – Hélio dos Anjos duas vezes, Antônio Carlos Zago, Edmar Vasconcelos e Artur Neto – estrearam com triunfo. David e Ricardinho marcaram os gols do Vila Nova. Lins diminuiu para o ABC.
Mesmo com a vitória, o Vila Nova se mantém na zona de rebaixamento. O time goiano agora é o 17º, com 27 pontos, ultrapassando o São Caetano. O ABC se mantém em décimo, com 33 pontos, e vê sua sequência de quatro jogos sem perder ser quebrada. Na próxima rodada o time potiguar encara o Náutico, nos Aflitos, no dia 27, às 20h30m. No mesmo dia e horário o Vila Nova recebe o ASA-AL no Serra Dourada.
David abre o placar
O ABC tomou a iniciativa da partida e pressionou nos minutos iniciais, mas sem criar grandes chances de gol. O time potiguar trabalhava bem a bola ao redor da área vilanovense, principalmente com Cascata e Marcus Vinícius. O time colorado foi cauteloso, e aos poucos ia saindo para o jogo. Entretanto, os goianos tinham dificuldades para encontrar espaços na defesa do alvinegro.
O atacante Jô novamente se destacou pelo lado do Tigre. Com velocidade pelo lado esquerdo, o jovem levava perigo à defesa do ABC. No entanto, os goleiros pouco trabalharam nos primeiros minutos de partida. Sem criatividade com a bola rolando, o Vila Nova fez a diferença com a bola parada. E de uma maneira bem despretensiosa. Aos 15 minutos, o meia David, que marcou o gol da última vitória colorada, cobrou falta da ponta esquerda. A bola passou por todo mundo, e só parou nas redes do goleiro Camilo.
A forma como o gol foi marcado mostrou que a sorte do time goiano estava mudando. Dois minutos após o tento de David o ABC respondeu com Lins, que chegou pela esquerda e soltou a bomba, mas a bola explodiu na trave. Em outros tempos, o torcedor do Vila Nova diria que a bola de David seria rebatida pela defesa potiguar, e o chute de Lins entraria. Mas não foi o que aconteceu.
O ABC passou a pressionar com várias bolas alçadas na área, e nas jogadas criadas por Cascata, mas sem sucesso. O mais próximo do empate na primeira etapa que o time de Leandro Campos chegou foi aos 40 minutos, quando Renatinho recebeu dentro da área e chutou forte, mas esbarrou na boa defesa de Michel Alves.
ABC empata, mas Ricardinho garante vitória
O Vila Nova voltou para a segunda etapa dando mostras de que estava com vontade de confirmar de vez a vitória. O Tigre começou mais incisivo, e assustou logo com um chute de Jairo aos quatro minutos. Mas o ABC não demorou a responder. No lance seguinte Makelele avançou pela direita e chutou forte, e a bola tirou tinta da trave de Michel Alves. O equilíbrio se seguiu nos minutos posteriores. Enquanto o time goiano insistia pelo lado esquerdo com Jorge Henrique, e também nos chutes de longa distância, o ABC buscava as bolas aéreas, na tentativa de acionar Leandrão.
Mas a expectativa de que a má fase do Tigre fosse quebrada, e a boa série do ABC interrompida, diminuiu aos 16 minutos. E com um golaço. O atacante Lins invadiu a área pela direita e soltou o petardo de perna direita. A bola entrou no ângulo esquerdo de Michel Alves, que nada pôde fazer. A partir daí, o desânimo pelo gol sofrido e o cansaço atingiram o Vila Nova. O ABC aproveitou para tomar conta da partida. O time potiguar passou a ter mais posse de bola, e rondar a área colorada por todos os lados.
Mas quando o torcedor alvinegro apenas aguardava a virada, o colorado se surpreendeu. Aos 35 minutos, o Tigre trocou passes e a bola chegou aos pés de Victor Ferraz, que acionou Ricardinho. O volante recebeu na meia-lua e emendou o chute de primeira, e colocou a bola no canto direito de Camilo. O gol foi um balde de água fria para os potiguares, inclusive para os que estavam nas arquibancadas, que passaram a hostilizar os poucos vilanovenses que estavam no Frasqueirão.
Fechar crônica