Reprodução/TV Anhanguera)
Por GloboEsporte
Quebrando tabus e a desconfiança, o Vila Nova segue confirmando o seu bom momento. Em uma partida bastante aberta, e com muitas chances de ambos os lados, o Tigre venceu o Anápolis por 2 a 1 no Jonas Duarte, em Anápolis, pela quarta rodada do Goianão, e chegou à sua terceira vitória seguida na competição.
Hyantony abriu o placar para o Colorado. Jorge Henrique empatou, mas Ernani, em uma bela cobrança de falta, garantiu o triunfo para o Tigre. O Vila Nova não vencia fora de casa desde março do ano passado, quando bateu a Aparecidense no Aníbal Batista de Oliveira pelo Goianão. Três vitórias seguidas não ocorriam na equipe desde 2011, entre as rodadas 4 e 6 do Estadual daquele ano.
Com a vitória, o Vila Nova chega aos nove pontos, assume a vice-liderança do Goianão e chega com moral para o clássico contra o Goiás, no próximo sábado, às 17h, no Serra Dourada. O Anápolis se mantém com quatro pontos e é o sexto. Na próxima rodada o Galo da Comarca encara o Rio Verde, fora de casa, neste domingo, às 17h.
Primeiro tempo movimentado
Foi preciso apenas um minuto para Anápolis e Vila Nova mostrarem que fariam um jogo bastante movimentado. Logo em sua primeira chegada ao ataque, o Tigre abriu o placar. A equipe colorada parece que está se especializando em fazer ‘gol-relâmpago’. Após cobrança de escanteio de Henrique Dias, o zagueiro Bruno Lopes derrubou Thiago Viana na área, e Wilton Sampaio não hesitou em marcar o pênalti. Substituto do artilheiro Elcimar, o atacante Hyantony foi para a cobrança e, mesmo escorregando, fez o gol colorado: 1 a 0.
O Tigre continuou com intenso volume de jogo e boas jogadas pelas laterais, principalmente nos pés de Ernani. No entanto, aos poucos o Anápolis ia acordando na partida. O Galo da Comarca também era incisivo no ataque, e com os bons passes de Anailson, Maranhão e Rafael Grampola criavam boas chances, mas nada que assustasse Vinícius. O Tigre era rápido nos contra-ataques com Henrique Dias e Marco Aurélio e também criava muitas chances.
Aos 27 minutos, o volume de jogo do Anápolis foi recompensado. E com um belo gol. Em cobrança de falta da entrada da área, Jorge Henrique colocou a bola no ângulo esquerdo de Vinícius, sem chances para o goleiro colorado: 1 a 1. O empate deixou a partida ainda mais aberta, com as duas equipes em ritmo acelerado. Quem chegou mais perto de retomar a ponta do placar foi o Vila Nova, em duas oportunidades com Henrique Dias, aos 37, e dois minutos depois, mas os chutes do atacante alvirrubro pararam em Flávio Mendes.
Ernani faz golaço e garante vitória
As duas equipes voltaram com a mesma disposição após o intervalo. O ritmo intenso da primeira etapa não diminuiu, e a partida seguiu com a mesma velocidade. O Anápolis foi o primeiro a assustar e até a enganar alguns torcedores colorados no Jonas Duarte. Aos três minutos, após cobrança de falta, Evandro ajeitou a bola para Maranhão, que chutou cruzado, na rede pelo lado de fora.
Apesar do intenso volume de jogo com a bola no chão, o destino da partida seria resolvido mesmo com a bola parada. Aos nove minutos, Ernani respondeu à altura ao gol marcado por Jorge Henrique na primeira etapa. Da intermediária esquerda, o lateral-esquerdo colorado colocou a bola no ângulo direito de Flávio Mendes, que armou mal a barreira e levou o gol: 2 a 1 Vila Nova.
Com a desvantagem no placar, o Galo da Comarca aumentou a velocidade, mas tinha dificuldades para entrar na área colorada.
Na tentativa de melhorar a movimentação de seu ataque, Wladimir Araújo lançou Fernando e Léo Dias nas vagas de Evandro e Anailson, mas acabou alterando a criatividade da equipe. Os visitantes tinham a posse de bola, mas dava espaços para os contragolpes vialnovenses, que eram mais perigosos.
Aos 33 minutos Washington jogou fora a principal oportunidade para consolidar a vitória. O jogador, que entrara na vaga de Henrique Dias, saiu cara a cara com Flávio Mendes, tentou driblar o goleiro, mas perdeu o domínio. O Anápolis seguiu insistindo com bolas aéreas ou em infiltrações na área, mas a marcação colorada foi melhor e segurou o placar até o fim. O Tricolor da Boa Vista ainda viu o zagueiro Bruno Lopes ser expulso, aos 44 minutos de jogo, o que inviabilizou ainda mais a luta pelo empate.
Fechar crônica