Carlos Costa / Futura Press
Por: Terra
Em alta após Copa, Flamengo vence lanterna Atlético-GO
Neste domingo, o Flamengo foi ao Estádio Serra Dourada, em Goiânia, e venceu o Atlético-GO por 1 a 0, com gol de pênalti cobrado por Petkovic. O clube carioca chegou aos 15 pontos em nove jogos e colou no G-4. A equipe goiana entrou em campo segurando a lanterna, com quatro pontos, e lá permaneceu depois de mais um revés.
Fora de campo, o Flamengo anunciou que vai rescindir o contrato do goleiro Bruno, suspeito de envolvimento na morte da ex-amante Eliza Samudio. A equipe carioca veio de vitória no clássico contra o Botafogo (1 a 0) e foi a campo vestida de branco, na partida em que o técnico Rogério Lourenço promoveu a estreia do volante Correa e do atacante Cristian Borja.
Tentando fugir da lanterna do campeonato, o Atlético-GO foi escalado com três modificações em relação ao último jogo - derrota para o Atlético-MG por 3 a 2. Jairo e Marcão, suspensos, deram lugar a Welton Felipe e Pedro Paulo. Por questões táticas, Elias ganhou a vaga de Ramalho no meio de campo.
Na próxima rodada o lanterna Atlético-GO busca a recuperação diante do Corinthians, líder do campeonato, no Estádio Serra Dourada. A partida será realizada quarta-feira, às 21h50.
Com duas vitórias consecutivas depois da paralisação pela Copa do Mundo, o Flamengo se aproximou dos líderes e busca as primeiras colocações do Campeonato Brasileiro também na quarta-feira, quando recebe o Avaí no Maracanã, às 21h.
O jogo
Desde o início da partida o Flamengo fez prevalecer sua superioridade técnica e manteve a posse de bola na maior parte do tempo. O jogo começou movimentado e logo aos 3min, Petkovic cobrou falta rasteira. Márcio defendeu sem dificuldades, no meio do gol.
A resposta atleticana veio rápida, mas por acaso. O zagueiro Gilson cruzou da ponta direita, a bola pegou uma curva e Marcelo Lomba se esforçou para evitar o primeiro gol da partida.
Na tarde quente de Goiânia, e com bom público no Estádio Serra Dourada, a equipe carioca seguiu controlando o meio-campo e indo ao ataque principalmente pelo lado esquerdo, com as jogadas passando pelos pés de Juan e Petkovic.
Aos 16min, o meia sérvio cobrou escanteio na área. A bola foi desviada na primeira trave e Welinton arrematou de primeira para boa defesa do goleiro Márcio. Três minutos depois, o lado esquerdo funcionou bem e, depois de passe de Juan, Petkovic chutou. A bola passou perto do travessão.
Os donos da casa chegavam pouco ao ataque, apostando em chutes de fora da área e cobranças de falta. Numa destas cobranças, aos 20min, Robston mandou uma bomba e Marcelo Lomba espalmou para escanteio.
Aos 30min, Willians dominou na intermediária e arrematou para defesa em dois tempos do goleiro Márcio. No minuto seguinte, o Atlético-GO chegou na frente com Rodrigo Tiuí. O atacante dominou a bola com o braço, girou em cima de Ronaldo Angelim e bateu para excelente defesa de Marcelo Lomba.
Melhor em campo, o Flamengo foi presenteado pela atuação aos 35min. Diego Maurício escapou de falta na ponta esquerda, entrou na área e foi derrubado pelo zagueiro Gilson. Pênalti cobrado com categoria por Petkovic: 1 a 0. Este foi o segundo gol do sérvio no Campeonato Brasileiro.
A partida seguiu sem mais chances de gols até o intervalo. Na volta para o segundo tempo, o técnico do Atlético-GO, Roberto Fernandes, promoveu duas substituições: Juninho e Willian entraram no lugar de Rodrigo Tiuí e Pituca.
Apesar das mudanças e da melhora do time da casa, quem assustou primeiro foi o Flamengo em falha da zaga atleticana. Gilson tentou afastar a bola, mas espanou feio. Atento, Márcio caiu no canto e evitou o gol contra.
Sentindo o forte calor, aliado às grandes dimensões do campo de grama alta, a equipe carioca deu espaço ao Atlético-GO, que passou a dominar as melhores ações ofensivas da partida. Logo aos 5min, Dida acertou bom chute no canto esquerdo e Marcelo Lomba segurou firme.
A equipe goianiense seguia arriscando chutes de fora da área, mas errava muitos passes e desperdiçava boas descidas ao ataque.
Aos 21min, o técnico Rogério Lourenço substituiu Diego Maurício por Cristian Borja. Essa foi a primeira partida do colombiano, que estava no Caxias (RS), com a camisa rubro-negra.
Os donos da casa eram melhores na segunda etapa, e aos 22min conseguiram uma jogada de grande perigo. O atacante Pedro Paulo dominou na entrada da área e bateu no alto. Marcelo Lomba espalmou e na sobra Elias concluiu. O lateral Léo Moura foi rápido e apareceu embaixo das traves para salvar o que seria o gol de empate.
O jogo estava mais pegado, comparado ao primeiro tempo, e o Atlético-GO insistia nos chutes de fora da área, já que falhava muito na troca de passes perto da área adversária.
Perto do fim do jogo, a pressão dos mandantes foi grande. Aos 37min, Pituca recebeu passe de Agenor e pegou mal, mandando sobre o arco. Cinco minutos mais tarde, Anaílson cruzou da linha de fundo e Juninho arrematou forte. A bola desviou na zaga e saiu rente à trave. Logo depois, Marcelo Lomba se esticou todo para defender bom chute de Elias.
Porém, o gol do Atlético-GO não saiu e o Flamengo ainda conseguiu uma última chance, aos 46min, quando Petkovic fez bela assistência para Cristian Borja. O colombiano saiu na cara do gol, mas bateu em cima de Márcio. Ficou por isso mesmo: 1 a 0 para os visitantes.
Fechar crônica