Douglas Magno / Gazeta Press
Por: UOL Esporte
Atlético-MG estreia seu 'alçapão' com vitória sofrida sobre o xará goiano
Apesar da torcida não ter comparecido em grande número, a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, funcionou como o ‘alçapão’ que desejava o Atlético-MG, na noite desta quinta-feira, na difícil vitória sobre o seu xará goianiense, por 3 a 2. Na estreia de Diego Souza, que atuou pouco mais de 20 minutos, o time atleticano interrompeu série de quatro derrotas consecutivas e, dessa forma, deixou a zona de rebaixamento, ocupando a 13ª colocação, com nove pontos ganhos e três vitórias.
O Atlético-GO, que estreou o técnico Roberto Fernandes, substituto de Geninho que pediu demissão após a única vitória do time até o momento, sobre o Cruzeiro, por 2 a 1, sofreu sua sexta derrota em oito jogos no Brasileirão. O clube goiano segue na lanterna da competição, com apenas quatro pontos.
Para reiniciar a competição com um triunfo, o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por um time ofensivo, com três atacantes. “Jogando dentro de casa tínhamos de fazer pressão, com dois atacantes rápidos, eu e o Berola (Neto), e o Bueno (Ricardo) segurando a defesa”, comentou Diego Tardelli, autor de dois gols.
Já o Atlético-GO veio com uma escalação bastante defensiva, com três volantes – Agenor, Ramalho e Pituca. Em função do placar parcial – 3 a 1 para a equipe anfitriã –, os treinadores alteraram seus esquemas táticos no tempo final. Roberto Fernandes tirou Agenor e Ramalho, colocando dois jogadores mais ofensivos, Willian e Elias. Já Luxemburgo, tirou o atacante Neto Berola, substituindo-o pelo volante Fabiano.
Se a etapa inicial foi dominada pelo Atlético-MG, que fez três gols, e ainda desperdiçou outras oportunidades, o segundo tempo foi caracterizado pelas oportunidades dos dois lados, mas com o time goianiense levando mais perigo. Fábio Costa, que fez sua estreia, tornando-se o terceiro goleiro atleticano em oito jogos no Brasileiro, falhou no segundo gol adversário, marcado por Rodrigo Tiuí.
Com os dois gols sofridos nesta quinta-feira, o Atlético-MG voltou a ostentar a condição de pior defesa entre os 20 participantes do Campeonato Brasileiro, com 18 gols, um a mais que a do Atlético-PR. No próximo domingo, o time mineiro visitará o Corinthians, quando tentará sua primeira vitória como visitante. Já o Atlético-GO buscará a reação contra o Flamengo, também no domingo, em Goiânia.
O primeiro tempo começou com a pressão do Atlético-MG, que nos oito minutos iniciais rondou a área adversária. A partir do 10º minuto, no entanto, o xará goianiense, que até então estava encurralado, começou a chegar ao ataque, ameaçando o gol defendido pelo estreante Fábio Costa. Quando a partida estava equilibrada, com o time da casa dando a impressão de estar nervoso, Diego Tardelli colocou a bola nas redes de Márcio.
Foi uma jogada que contou com a participação dos três atacantes atleticanos, começando com Ricardo Bueno, passando por Neto Berola e chegando a Tardelli, que marcou seu terceiro gol no Brasileirão. O lance tranquilizou o time mineiro, que teve chances de ampliar a vantagem.
“Infelizmente, bobeamos e sofremos um gol no contra-ataque”, lamentou o experiente meia Ricardinho, ao deixar o gramado no intervalo. “É preciso manter o máximo de atenção, porque em uma bobeira acabam,os levando o gol novamente”, concordou Diego Tardelli, que lembra das duas derrotas já sofridas pelo alvinegro mineiro como mandante no atual Brasileirão.
O gol do Atlético-GO aconteceu aos 31 min, quando Marcão aproveitou uma bola longa e tocou para as redes, na saída de Fábio Costa. Quatro minutos depois, por intermédio de Tardelli, o Atlético-MG desempatou. Ele converteu pênalti cometido pelo goleiro Márcio sobre o atacante Neto Berola e fez o seu segundo no jogo e o quarto no certame.
Aos 43 min, o Atlético-MG chegou ao seu terceiro gol, marcado por Ricardo Bueno, de cabeça, após cobrança de falta da direita, feita por Diego Macedo. A comemoração teve direito a uma dança, junto com Tardelli, que o autor revelou que tinha sido ensaiada durante a semana e que foi em homenagem a Diego Macedo.
O Atlético-GO voltou com duas mudanças na equipe. Já o Atlético-MG teve sua primeira alteração aos 8 min. Aos 14 min, a torcida local levou um susto, com o segundo gol adversário, que já havia desperdiçado três chances anteriores, marcado por Rodrigo Tiuí.
A partida que estava tranquila passou a ter ares dramáticos. Os torcedores atleticanos, que estavam apreensivos, vibraram aos 27 min, quando Diego Souza entrou em campo, fazendo sua estreia. Ele substituiu a Diego Tardelli, que levou cartão amarelo, o terceiro, e não enfrentará o Corinthians.
Diego Souza criou duas boas chances de gol, que foram desperdiçadas, além de uma cobrança de falta, em lance que o zagueiro Jairo foi expulso, e que o goleiro Márcio fez mais uma difícil defesa. A partida seguiu emocionante até o final, com os dois times atacando e dando trabalho aos dois goleiros, mas o Atlético-MG conseguiu segurar a vitória por 3 a 2.
Fechar crônica