UOL Esporte
Por UOL Esporte:
No sufoco, Atlético-MG vence Goiás e se mantém vivo no Brasileirão
Depois de perder para o Fluminense na quinta-feira passada e deixar a torcida preocupada, o Atlético-MG voltou a sofrer neste domingo, desta vez no entanto venceu o Goiás, por 3 a 2, no Serra Dourada, em Goiânia, recuperou o terceiro lugar e se manteve vivo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. O time goiano, que completou sete jogos sem vencer, segue em queda na competição.
Parecia que a reação do Atlético seria mais tranquila. O time mineiro abriu 2 a 0, com Ricardinho e Éder Luís, mas deu um apagão e levou o empate ainda no primeiro tempo - Julio César e Leandro Euzébio marcaram para o Goiás. A vitória suada veio só na etapa final.
Com um jogador a mais a partir dos 7min, quando o zagueiro Ernando foi expulso, o Atlético chegou ao terceiro gol, em cobrança de pênalti de Tardelli, que reassumiu a artilharia da competição com 18 gols, um a mais que Adriano, do Flamengo.
O Atlético, que havia caído para o quarto lugar, foi a 56 pontos e segue na briga pelo título. Na terceira posição na tabela, o time mineiro ficou a dois pontos do líder Palmeiras e do vice São Paulo, ambos com 58 pontos.
No próximo domingo 8, o Atlético fará o confronto direto com o Flamengo no Mineirão, às 16h (horário de Brasília). Mais de 45 mil ingressos já foram vendidos para o clássico.
O Goiás, que parou nos 47 pontos, completou sete rodadas sem vencer no Brasileiro, com cinco derrotas (Botafogo, Cruzeiro, Avaí, Palmeiras e Atlético) e dois empates com Sport e Fluminense, ambos em casa. A última vitória ocorreu há mais de um mês, em 27 de setembro, sobre o Grêmio, por 2 a 1, no Serra Dourada.
O Goiás vai a Curitiba enfrentar o Atlético-PR, às 18h30 (horário de Brasília), na Arena de Baixada. O time goiano se afastou mais da briga pela Libertadores e permaneceu na zona de classificação á Copa Sul-Americana.
O primeiro tempo foi bastante movimentado no Serra Dourada. O Atlético começou melhor e abriu o placar aos 14min com Ricardinho, que escorou cruzamento rasteiro de Tardelli pela esquerda. Sete minutos depois o time mineiro ampliou com Éder Luís, que recebe passe de cabeça do paraguaio Benítez.
O Atlético teve chance de ampliar com Tardelli, que desperdiçou duas chances claras de gol. Aos 17min, Tardelli recebe de Éder Luís e entra livre, mas erra na hora de finalizar e permite a defesa de Harlei. Aos 35min, o artilheiro atleticano cabeceou mal uma bola rebatida pelo goleiro goiano num chute de Carlos Alberto.
Éder Luís, que estava bem na partida, sofreu uma dura entrada do zagueiro Leandro Euzébio, que recebeu cartão amarelo no lance, e não teve condição de continuar na partida, por causa de uma entorse no joelho esquerdo. Alessandro entrou no lugar do atacante. Porém o Goiás acordou na partida e conseguiu empatar no final da primeira etapa.
O lateral-esquerdo Julio César acertou um chute certeiro de fora da área e diminuiu aos 41min. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. Quatro minutos depois Leandro Euzébio bateu rasteiro de fora da área e acertou o canto direito de Carini.
No início do segundo tempo, o Goiás ficou com um jogador a menos em campo. Ernando, que havia recebido o cartão amarelo na etapa inicial, levou o segundo depois de fazer falta em Alessandro e foi expulso.
Apesar de estar com um jogador a mais, o Atlético encontrou dificuldade para chegar ao gol de Harlei, enquanto o Goiás levava perigo nos contra-ataques.
O time mineiro conseguiu o terceiro gol numa cobrança de pênalti, sofrido por Thiago Feltri numa entrada de Leandro Euzébio. Tardelli cobrou, com paradinha, e recolocou o Atlético à frente no placar aos 24min.
No final, o jogo ficou dramático. O Goiás chegou a assustar, mas o Atlético, que desperdiçou chance para ampliar, administrou a vitória e recuperou-se na competição.
Fechar crônica