Reprodução/Internet
Por Globoesporte:
No Serra Dourada, Goiás e Barueri empatam em partida eletrizante
Esmeraldino segue sem vencer em casa na competição, enquanto o time paulista soma o quarto empate
Goiás e Barueri nunca haviam se enfrentado na história do futebol brasileiro. No entanto, quando entraram em campo neste domingo, no Serra Dourada, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, protagonizaram uma partida muito movimentada, com quatro gols, e empataram por 2 a 2. Ramalho abriu o placar para o time esmeraldino, enquanto André Luiz e Ewerton viraram o jogo para a equipe paulista. Mas aos 43, Everton Hora marcou um golaço, igualando o placar. O atacante Pedrão, que completou 200 jogos vestindo a camisa do Barueri, desta vez passou em branco.
O resultado deixou as duas equipes na zona intermediária entre a da Copa Sul-Americana e a de rebaixamento. O Goiás, com seis pontos, ocupa a 13ª posição e segue sem vencer em casa, enquanto o Barueri, com quatro pontos vindo de quatro empates, está em 16º.
Na próxima rodada, o Goiás recebe o Corinthians, no Serra Dourada, às 16h (de Brasília), enquanto o Barueri mede forças contra o Avaí, às 18h30m. As partidas acontecem no próximo domingo.
Emoção só a partir dos 39 minutos
A casa era do Goiás, mas quem se sentiu à vontade foi o Barueri. Desde os primeiros minutos, a equipe do Interior de São Paulo explorou o lado direito da defesa esmeraldina, nas costas de Fábio Bahia. Aos três, Fernando cruzou rasteiro. Harlei passou lotado, e João Paulo cortou, quase fazendo contra.
O Goiás respondeu, com Felipe Menezes, mas o chute não levou perigo à meta de Renê. Aos 16, Felipe arriscou de muito longe, sem perigo para o Barueri. O time paulista passou a sair nos contra-ataques. Aos 25, Fernando recebeu o lançamento na esquerda, fintou e cruzou. Thiago Humberto e Pedrão não aproveitaram, e Eder chutou de fora da área, longe do gol esmeraldino.
Aos 27, Felipe Menezes ganhou a dividida e deixou com Júlio César, na área. O lateral chegou primeiro que o zagueiro e finalizou na rede, pelo lado de fora, levantando a torcida do Goiás. O Barueri voltou a dominar a partir dos 30. Fernando mais uma vez deixou dois marcadores para trás, na canhota, desceu no limite da linha de fundo e cruzou rasteiro. Pedrão passou lotado, mas Thiago Humberto concluiu sobre a zaga goiana.
Aos 38, Felipe desceu pela esquerda, cruzou, mas a retaguarda cortou parcialmente. Ramalho veio de trás e pegou de primeira, sem chance para Renê, deixando o Esmeraldino na frente. Aos 44, o Barueri empatou merecidamente. Após cobrança de falta na área, a defesa deu a sobra. André Luiz dominou, trouxe para a perna esquerda e bateu rasteiro, no canto de Harlei. Nos descontos, Júlio César ainda tentou desempatar, mas Renê espalmou.
Everton Hora evita a derrota esmeraldina em casa
Na volta do intervalo, o técnico Hélio dos Anjos sacou Fábio Bahia, que estava improvisado na lateral e não fez um bom primeiro tempo, colocando o meia Rafinha. No Barueri, o treinador Estevam Soares manteve a formação da primeira etapa. E no início do segundo tempo, Thiago Humberto pegou a sobra, na entrada da meia-lua, e Leandro Euzébio desviou, salvando o Goiás.
O mesmo Leandro Euzébio voltou a aparecer, desta vez levando perigo à defesa do Barueri. Felipe Menezes dominou no bico da área e levantou. O zagueiro subiu mais que todo mundo e escorou de cabeça, assustando Renê. Aos oito, Thiago Humberto recebeu na entrada da área, girou e bateu de canhota. Harlei espalmou para o Esmeraldino.
No Goiás, Jael substituiu Felipe Menezes, que saiu vaiado, aos 15. Com mais esta mudança, Hélio dos Anjos apostou em um tridente ofensivo, com Felipe, Jael e Iarley, indo para o tudo ou nada. Aos 19, Iarley arriscou da entrada da área, mas a bola saiu sobre o gol. Dois minutos depois, Ramalho achou Jael, na área. Centroavante fez o pivô, girou sobre a marcação e bateu. Renê desviou para escanteio.
De fato, o Barueri só voltou a ameaçar aos 26. Pedrão ficou no mano a mano com João Paulo, na área, trouxe para o pé esquerdo e soltou a bomba, sobre o gol. Fernando, que azucrinou a defesa esmeraldina no primeiro tempo, caiu de rendimento e foi substituído por Val Baiano, aos 27. E João Vitor, aos 33, entrou no lugar de Thiago Humberto.
As mudanças de Estevam Soares fizeram efeito. Aos 37, em um rápido contra-ataque, Ewerton recebeu em velocidade, invadiu a área e bateu rasteiro, colocando novamente o Barueri em vantagem. Para assegurar os três pontos fora de casa, Franciscati entrou para reforçar a marcação dos paulistas. No desespero, Hélio dos Anjos tirou o zagueiro João Paulo e colocou o meia Eduardo Ramos, para pelo menos não sair de casa sem pontuar.
Na pressão, Everton Hora aproveitou o bate-rebate na área e chutou rasteiro, igualando para o Goiás, aos 42, e dando números finais a partida. Ainda deu tempo de o volante Franciscati acertar o travessão de Harlei, aos 44, levando a torcida esmeraldina ao desespero.
Fechar crônica