UOL Esporte
Por Evandro César Lopes / UOL Esporte
Mesmo com Marcos, Palmeiras perde para o Goiás
Nem a volta de Marcos para o gol do Palmeiras fez o time jogar bem. Mais uma vez errando muito na defesa e esbanjando falta de criatividade no ataque, o Palmeiras foi derrotado pelo Goiás por 3 a 1, nesta quarta-feira, em pleno Parque Antarctica, e vê a crise que ronda o clube aumentar ainda mais.
"O time está muito inseguro. Tomamos o gol muito no início, começamos a marcar muito dentro da área e não conseguimos sair", justificou Marcos, que comparou este time àquele que foi rebaixado há quatro anos. "O ambiente não é tão ruim quanto o de 2002, mas os resultados são os mesmos", disse.
Com apenas 37 pontos ganhos, o Palmeiras permanece a quatro da zona da degola (a Ponte Preta, primeira da faixa do rebaixamento, pega o São Paulo no complemento da 32ª rodada nesta quinta-feira). Já o Goiás chega aos 45 pontos e segue firme na luta por uma vaga na Copa Sul-Americana.
"Foi uma grande vitória, o time soube jogar. O Palmeiras veio no desespero, querendo um triunfo diante de sua torcida, mas fizemos um grande jogo e conseguimos somar mais três pontos", comemorou Fabiano.
Este já é o quarto jogo do Palmeiras sem vitórias, e a terceira derrota consecutiva. Mas pelo menos, o time de Marcelo Vilar voltou a fazer gol. Nas duas últimas partidas (contra Vasco e Corinthians), a equipe alviverde saiu de campo sem balançar as redes adversárias.
No entanto, o time da casa não demonstrou nenhuma qualidade para marcar. Abusando das jogadas aéreas durante todo o primeiro tempo, e também no segundo, o Palmeiras conseguiu chegar aos seu gol justamente em um lance deste tipo. Dininho aproveitou um rebote da cabeçada de Daniel no travessão, após cobrança de escanteio, e fez seu primeiro gol com a camisa palmeirense.
Com mais uma derrota da equipe alviverde, a torcida que compareceu ao Parque Antarctica na noite desta quarta-feira voltou a protestar. Além do pedido da saída do técnico Marcelo Vilar, os aficionados palmeirenses criticaram os dirigentes Salvador Hugo Palaia e Ilton José da Costa. Após o segundo gol do Goiás, Palaia pegou o elevador das tribunas do Palestra Itália e deixou o estádio antes do apito final.
Na próxima rodada, o Palmeiras vai a Curitiba enfrentar o Paraná Clube, no domingo, às 18h10. Já o Goiás, no mesmo dia, mas às 16h, volta a jogar fora de casa. Desta vez o adversário será o desesperado Fortaleza, que ainda sonha em permanecer na primeira divisão.
O jogo
Precisando se livrar da pressão e se distanciar da zona do rebaixamento, o Palmeiras começou atacando o Goiás. Logo aos 3min, Chiquinho recebeu na lateral esquerda, se livrou da marcação, avançou e invadiu a área para chutar bem e exigir grande defesa do goleiro do Goiás. No entanto, quem saiu na frente foram os visitantes.
Aos 7min, Danilo Portugal arriscou um chute da intermediária e acertou o canto esquerdo do gol de Marcos. Com o placar aberto no Parque Antarctica, o Palmeiras foi para cima do Goiás atrás do empate. Entretanto, a equipe da casa não conseguiu se organizar no ataque e as bolas aéreas se tornaram constante.
Desta forma, a zaga do time goiano prevaleceu e o Palmeiras não criou nenhuma grande chance para empatar. Já o Goiás voltou a assustar aos 35min. Souza recebeu sozinho na grande área, mas na hora de girar, Marcos apareceu com esperteza e ficou com a bola.
Na volta do intervalo, nada mudou para o Palmeiras. Logo aos 5min, Souza recebeu dentro da área, chutou e venceu Marcos. No entanto, o atacante esmeraldino estava impedido e o árbitro invalidou a jogada. Passado o susto, o time da casa voltou a ir para a frente, mas ainda sem criatividade.
E como o Goiás pretende garantir uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem, aproveitou o jogo fraco do Palmeiras e ampliou o marcador aos 12min. Romerito recebeu na área pela direita e cruzou rasteiro para Souza. O atacante dominou e rolou para a chegada de Vítor, que só teve o trabalho de empurrar para o gol aberto.
Lembrando o jogo contra o Atlético-PR há quatro rodadas (quando saiu perdendo por 2 a 0 e conseguiu o empate), o Palmeiras se animou e mais uma vez foi para o ataque. E até conseguiu diminuir o marcador com Dininho. Entretanto, faltou força, além de qualidade, e o time da casa ainda viu Souza, artilheiro do Campeonato Brasileiro fazer mais um.
Aos 43min, o atacante do Goiás recebeu na frente, se livrou da marcação e invadiu a área. Na saída de Marcos, Souza limpou o goleiro palmeirense e tocou para fazer seu 16º gol neste Brasileiro.
O retorno
Exatamente um turno do Campeonato Brasileiro depois, o goleiro Marcos retornou ao gol do Palmeiras. Apesar de seu substituto Diego Cavalieri ter feito uma grande competição, sendo um dos destaques, o técnico Marcelo Vilar optou pelo pentacampeão do mundo nesta reta final. No alto de sua experiência, o ídolo palmeirense disse que seria uma grande responsabilidade entrar no lugar de Diego.
"Vou ter dificuldade para substituir o Diego, um dos melhores goleiros do campeonato na minha opinião. Mas é minha profissão, fui escalado para isso, e vou tentar cumprir da melhor maneira", disse Marcos ainda antes do jogo desta quarta-feira contra o Goiás.
Fechar crônica