Portal Esmeraldino.com
Por UOL Esporte
De virada, Goiás vence o Fluminense e se reabilita
Depois de 11 rodadas sem vencer, o Goiás fez as pazes com a vitória. Nesta quarta-feira à noite, a equipe esmeraldina derrotou o Fluminense por 3 a 1, de virada, no Serra Dourada e aumentou ainda mais a crise no time tricolor.
Isso porque o Flu não vence há cinco partidas - desde o triunfo por 3 a 2 contra o Cruzeiro - e a esperança de conquistar o título ou uma vaga para a Libertadores está cada vez mais distante.
A equipe segue com 29 pontos e coleciona duas derrotas sob o comando de Antonio Lopes. Até mesmo uma briga pelo rebaixamento já é cogitada nas Laranjeiras, devido as recentes péssimas atuações do time. A distância para a zona de queda à Série B já é de apenas seis pontos.
Para preocupar ainda mais a torcida, o clube está perdendo o lateral-esquerdo Marcelo, seu principal jogador no certame. Diante do Goiás, o ala, que atuou mal, deve ter feito seu último jogo com a camisa do clube, já que nesta quinta-feira acertará sua transferência para o CSKA, da Rússia.
"Não tem nada confirmado", desconversou o jovem jogador, de 18 anos, antes da partida. O atleta poderá ter a companhia de Lenny no time russo, mas o provável é que apenas Marcelo seja negociado.
Já o Goiás espanta a crise e respira na competição. O time, que não vencia desde o dia 1º de junho - contra o Corinthians -, chega aos 24 pontos e deve terminar a rodada fora da zona do descenso.
Contudo, o triunfo desta noite foi suado. Depois de um péssimo primeiro tempo, em que foi para os vestiários perdendo por 1 a 0, a equipe voltou melhor na segunda etapa e contou com o oportunismo de Nonato.
O centroavante saiu do banco e em sete minutos marcou dois gols, virando a partida e se tornando no destaque da vitória. Fabio Bahia, no fim, completou o marcador.
Ambos os clubes voltam a jogar no próximo domingo. Novamente no Serra Dourada, o Goiás receberá o Juventude, às 16h, enquanto o Fluminense, às 18h10, realiza o clássico contra o Vasco, no Maracanã.
O jogo
Foi um primeiro tempo disputado de intermediária a intermediária, com muitos passes errados e trombadas no meio-campo. Por conta disso, os goleiros tiveram pouco trabalho.
Sem conseguir penetrar na área carioca, o Goiás passou a arriscar os chutes de fora da área e só levou perigo aos 20min, quando Jadilson cobrou falta e Diego defendeu. Aos 24min, o troco do Flu. Em contra-ataque, Lenny invadiu a área e chutou forte, mas Harlei fez boa defesa.
Na única jogada lúcida da etapa, o Flu abriu o marcador. Aos 35min, Lenny deu ótimo passe para Juliano na área. Com calma, o meia deu um sutil toque por cima de Harlei e abriu o placar.
"Agora é não dar bobeira lá atrás e só sair na boa, para segurar esse resultado", disse Juliano, na saída para o intervalo. "Nosso time está muito perturbado. A bola não passa pelo meio-campo, vai direto da defesa para o ataque", reclamou Geninho, técnico do Goiás.
Para tentar virar o jogo, o Goiás voltou com uma alteração para o segundo tempo: saiu o volante Danilo Portugal e entrou o centroavante Nonato. "Vamos com mais um homem de frente para virar esse jogo", disse Nonato.
E deu certo. Em sua primeira participação, o atacante empatou a partida. Aos 2min, Vitor cruzou na pequena área e Nonato subiu sozinho para marcar de cabeça.
Logo depois, aos 7min, Nonato virou o jogo. Desta vez foi Jadilson quem cruzou para o atacante, que se antecipou a Roger e pegou de primeira, acertando o ângulo esquerdo de Diego. Um golaço.
Foi a vez então de Antonio Lopes mexer e tirar Juliano, lançando Juninho. Em seguida, sacou Angelo e colocou Pitbull. Mas foi o Goiás, aos 26min, quem quase ampliou, mas Diego salvou chute de Johnson.
Caótico em campo, o Flu sequer conseguiu pressionar o Goiás, que se aproveitou da desorganização do time carioca para ampliar. Aos 41min, Fabio Bahia arriscou de fora da área e marcou, em falha do goleiro Diego.
Com o pé direito
Nesta quarta-feira à noite, o Goiás teve a estréia do meia Robson Luiz, ex-Vasco. O jogador foi substituído no segundo tempo e teve atuação regular, arriscando alguns chutes de fora da área. Contudo, mostrou ter "estrela" ao estrear na partida em que encerrou um jejum de 11 jogos do time.
"Tenho uma nova oportunidade na minha carreira e vou fazer o meu melhor para ajudar o Goiás, que me abriu as portas. A responsabilidade é grande, mas sei que vou dar conta", disse Robson Luiz.
Fechar crônica