Cláudio Bispo / Site Oficial do Brasiliense
Por Fabrício Marques / Globoesporte.com
Brasiliense faz 4 a 2 no Vila Nova e garante permanência na Série C
Jacaré termina em sexto no Grupo B e continua na terceira divisão.
Equipe goiana, que apenas cumpriu tabela neste sábado, fica na sétima posição
A última rodada da Série C foi de alívio para o torcedor do Brasiliense. O time, que corria riscos de rebaixamento, venceu o Vila Nova por 4 a 2, neste sábado, no estádio Serejão, e garantiu a permanência. O grande destaque do jogo foi o camisa 10, Baiano, que marcou dois gols para os donos da casa. Chico e Washington também deixaram duas marcas. O zagueiro Fabio Bráz, contra, fez o primeiro gol do Vila Nova, que também marcou com Breno.
O time goiano entrou em campo apenas para cumprir tabela e encerrou de maneira melancólica a temporada, que começou com o sonho de retorno para a segunda divisão nacional.
Com o resultado, o Brasiliense terminou a competição com 23 pontos, na sexta colocação do grupo B. O Vila Nova somou os mesmos 23 pontos, mas ficou em sétimo, com uma vitória a menos que o rival. Macaé, Duque de Caxias, Chapecoense e Oeste garantiram as quatro vagas do grupo para a segunda fase. Santo André e Tupi foram rebaixados para a série D de 2013.
- Ninguém ficou feliz com a temporada. Devido às circunstâncias, de muitos jogadores terem saído durante o campeonato, ficou difícil de remontar o time. Mas agora é descansar e, pelo menos, terminamos dando um pouco de alegria para o torcedor com essa permanência na Série C - afirmou Baiano.
O técnico do Vila Nova, Roberto Oliveira, também lamentou as mudanças no elenco durante o campeonato e espera que o planejamento para 2013 da diretoria seja diferente.
- Nosso grande objetivo era subir, mas infelizmente não aconteceu. De saldo positivo, fica a garotada. Tem alguns meninos aí que ainda vão nos ajudar muito. Mas o planejamento para o próximo ano tem que ser repensado. Nós contratamos mais de 50 jogadores. O Vila Nova não tem uma base. Temos que tentar segurar os jogadores que interessam para o próximo ano e manter um grupo. Não adianta dispensar 30 jogadores em janeiro e contratar outro time.
Pressão inicial do Brasiliense
Precisando da vitória para afastar qualquer risco de rebaixamento, o Brasiliense começou o jogo assustando a defesa do Vila Nova. Logo aos nove minutos, o lateral Bocão cruzou da direita, Frontini dominou no peito e acertou um lindo voleio que explodiu no travessão do goleiro Ruan. Pouco depois, o mesmo Frontini tentou surpreender o goleiro do Tigre de fora da área, mas o chute saiu fraco.
No entanto, os donos da casa não conseguiram manter a pressão e, aos poucos, o Vila Nova foi crescendo no jogo. Aos 14 minutos, o lateral Alan fez ótima jogada pela esquerda, invadiu a área do Brasiliense e bateu cruzado, mas a o atacante Pedro Júnior não conseguiu empurrar para as redes. Aos 22, foi a vez do próprio Pedro Júnior fazer boa jogada pela esquerda, mas na hora da finalização, o artilheiro do Tigre, com nove gols na competição, chutou em cima do goleiro Guto.
As duas boas oportunidades do Vila Nova pareceram acordar os donos da casa. Aos 33 , em uma triangulação rápida, Ferrugem recebeu de Bocão no meio e, de primeira, deu um lindo passe para Baiano, que, sozinho na área, só teve o trabalho de tirar do goleiro Ruan para abir o placar: 1 a 0 para o Brasiliense.
Jacaré goleia e afasta risco de rebaixamento
Na volta do intervalo, o Jacaré quase ampliou na primeira descida ao ataque. Ferrugem deu um chapéu no marcador pela direita e cruzou na área, mas o goleiro Ruan saiu nos pés do atacante Frontini para impedir o gol. Aos 17 minutos, foi a vez de Baiano dar trabalho para Ruan em cobrança de falta forte.
Apesar das boas oportunidades dos donos da casa, foram os visitantes que marcaram. Em uma das poucas chegadas do Vila ao ataque, Rone Dias levantou bola na entrada da área e o zagueiro do Brasiliense Fábio Braz acabou tocando de cabeça contra o próprio gol: 1 a 1.
Mas o gol não abalou o Brasiliense, que continuou no ataque e conseguiu voltar à frente do placar cinco minutos depois. Baiano, em linda cobrança de falta, colocou a bola no ângulo esquerdo do goleiro Ruan. Pouco depois, o atacante Chico, que havia acabado de entrar, marcou o terceiro do Jacaré.
Aos 38 minutos, Breno diminuiu para o Vila Nova. Porém, o Brasiliense ainda chegou ao quarto gol aos 42 minutos. Ferrugem cruzou da direita e Washington mandou para as redes: 4 a 2.
Fechar crônica