NOTÍCIAS
16/10/2014 09:23 • Atualizada em 09/12/2014 23:12
Homero Sabino: Um homem dividido entre a bola e a caneta
O desembargador foi jogador do Goiás, Goiânia e seleção goiana nas décadas de 1950 e 1960.
Rafael Bessa/Futebol de Goyaz
Homero Sabino de Freitas nasceu em Rio Verde e muito pequeno seguiu para Goiânia, na companhia dos pais testemunhou o crescimento da capital goiana na década de 1930. Sua família guarda com carinho ter sido uma das pioneiros na implantação do comércio na cidade recém criada.
Pelos gramados, ninguém o conhecia pelo nome, o apelido de infância - Didiu - era mais famoso entre os amantes do futebol. Centro médio, ou volante dos tempos atuais, Homero começou a carreira no Goiás depois de ter sido preterido pelo time do coração, o Goiânia Esporte Clube. Defendendo as cores alviverdes, foi campeão goiano em 1951, porém o título foi parar nos tribunais e o verde perdeu a taça.
Dividido entre a magistratura e o futebol, Didiu resolveu se tornar Dr. Homero Sabino, juiz de Arraes e Formosa. Se tornou presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás onde criou o projeto "Justiça Itinerante".
O desembargador ama as leis, mas jamais deixou de se orgulhar dos feitos no esporte, inclusive dos dribles sofridos por Garrincha em um amistoso em solo goiano.
Confira a 31ª edição do Futebol de Goyaz e suas histórias: