NOTÍCIAS
09/11/2021 12:45 • Atualizada em 09/11/2021 12:48
Futebol de Goyaz conta a história de torneios que homenagearam o emedebista
Atleticano declarado, Iris Rezende Machado participou do futebol mais como político que como torcedor. Suas ações ajudaram os clubes goianos de um modo geral. No dia da morte do lendário ex-governador de Goiás, nós relembramos três competições que levaram o seu nome no futebol goiano.
O Torneio Iris Rezende Machado foi realizado em 1964. O quadrangular composto por Atlético, Goiânia, Goiás e Campinas foi jogado em turno único. Os rubro-negros conquistaram o título com um empate diante dos campineiros e vitórias sobre os alvinegros e esmeraldinos.
Em 1985, quando Iris já governava o Estado, aconteceu a primeira edição da Copa que levava o seu nome. Atlético, Goiânia e dez equipes do interior disputaram o torneio. Depois da primeira e da segunda fase, coube aos dois times da capital decidir a competição.
Os dois jogos decisivos foram realizado no Estádio Antônio Accioly. No primeiro, o Atlético goleou por 4 a 1. No segundo confronto, o 0 a 0 sacramentou o título campineiro.
A segunda edição da Copa Iris Rezende Machado aconteceu no segundo semestre de 1993. O trio de ferro da capital e mais nove times do interior lutaram pelo título. Na primeira fase, Vila Nova e Anapolina no Grupo A, e Goiatuba e Rio Verde no Grupo B, se classificaram.
Na semifinal, o Vila Nova passou pelo Rio Verde, com uma vitória e uma derrota. Já o Goiatuba bateu a Anapolina nos dois confrontos. Colorado e azulinos partiram para a decisão. Depois de um empate em Goiânia, o azulão venceu no Sul e ficou com o título.