NOTÍCIAS
19/04/2021 12:48 • Atualizada em 19/04/2021 12:50
Dragão empatou com o Guaraní de Villarrica, do Paraguai, em 1958
Em razão dos festejos dos 25 anos da recém-criada Goiânia, nova capital de Goiás, o futebol goiano recebeu a visita de uma equipe de futebol estrangeira para dois jogos no Estádio Olímpico. O Atlético-GO teve a honra de enfrentar, pela primeira vez na história do futebol goiano, um time internacional e empatou, por 0 a 0, com o Guaraní de Villarrica, proveniente do Paraguai.
Dirigente histórico do Goiânia Esporte Clube, Joaquim da Veiga Jardim foi o responsável por costurar a vinda dos paraguaios até Goiânia para os jogos. A princípio foi noticiado que a seleção paraguaia seria a oponente de Atlético-GO e Goiânia durante a semana do aniversário da cidade.
O primeiro dos dois jogos dos paraguaios em solo goiano foi contra o Atlético-GO, no dia 24 de outubro de 1958. A partida foi cercada de expectativa por ser a primeira contra uma equipe estrangeira. No entanto, a chuva forte que caiu sobre Goiânia naquela sexta-feira fez com que a qualidade da partida ficasse comprometida.
Mesmo com o gramado encharcado, o Dragão sustentou o resultado de empate. O time rubro-negro foi representado naquela data por: Pitinho; Plínio e Julinho; Zeca, Osvaldinho e Luizinho; Ribamar, Tobias, Fabinho, Odílio e Edson.
Com a chegada dos paraguaios ao Brasil foi descoberto que a equipe tratava-se do Guarani de Villarrica, uma equipe fundada em 1945 e que representava a região de Guaira. Dois dias após empatar com o Atlético-GO, a equipe paraguaia voltou a jogar em Goiânia e, desta vez, empatou com o Goiânia, por 2 a 2, no Estádio Olímpico.