NOTÍCIAS
07/01/2021 21:22 • Atualizada em 07/01/2021 21:47
Em dificuldade financeira, clubes aceitam proposta da prefeitura e criam novo time em Anápolis
O poder público sempre soube tirar vantagem do investimento que fazia e faz no futebol. As vezes oferece além de sua capacidade. Seja pelo amor ao esporte ou estratégia pra o entretenimento. Governos municipal, estadual e federal sempre foram procurados para oferecer socorro aos times de futebol.
Sem condições de poder atender aos pedidos financeiros dos três clubes da cidade (Anápolis, Anapolina e Ipiranga), a prefeitura de Anápolis sugeriu aos dirigentes que criassem um único clube, uma única força e uma única despesa.
A ideia foi bem aceita pelo prefeito Henrique Santillo (1970-1973) que assumiria o cargo no fim de Janeiro de 1970 e articulada pelo jornalista Ademar Santillo que era o presidente da Liga de Futebol de Anápolis.
O nome (Grêmio Esportivo Anapolino), as cores azul e branca e o brasão da prefeitura estampado no uniforme foram escolhidos por Henrique Santillo que se inspirou na bandeira da cidade. Foram escolhidos 100 conselheiros com a obrigação de pagar 50 cruzeiros novos por mês. O estádio Jonas Duarte foi entregue a nova equipe com a isenção da taxa de utilização do espaço.
A prefeitura ofereceu uma contribuição inicial de 20 mil cruzeiros novos e um montante mensal de 3 mil cruzeiros novos para cobrir as despesas do GEA. Para completar a sequência de decisões, Ipiranga, Anápolis e Anapolina decidiram pedir licença junto a Federação e os três clubes emprestaram todos os seus jogadores para o Grêmio. O novo clube foi idealizado pelo período experimental de 24 meses e lançado oficialmente no dia 7 de janeiro de 1970.
Diante desta decisão, Pontalinense, Campinas e o próprio Grêmio Anapolino foram convidados pela Federação Goiana para participar do Campeonato Goiano em 1970.
Leia também
Conheça a Biografia do Grêmio Anapolino
Confira os detalhes do Campeonato Goiano de 1970
Confira os detalhes do Campeonato Goiano de 1971
Histórico
O Grêmio disputou 72 jogos em sua história com 23 vitórias, 23 empates e 26 derrotas. 78 Gols marcados e 71 sofridos. Começou a sua trajetória com um empate sem gols diante do Vila Nova, em um amistoso, realizado em janeiro de 1970 e finalizou sua breve história em agosto de 1971. A primeira vitória veio diante do Goiás, em jogo válido, pelo torneio amistoso Thomaz Mazzoni.
Após a extinção no segundo semestre de 1971, Anápolis, Ipiranga e Anapolina voltaram de suas licenças e retomaram a rivalidade e as suas atividades.