NOTÍCIAS
10/07/2020 15:59 • Atualizada em 10/07/2020 16:06
Já são mais de 30 anos sem uma partida de nosso selecionado
O 1º de maio de 1990 é uma data significativa para o futebol de nosso estado. Naquele Dia do Trabalhador, a seleção goiana fez o seu último jogo. O adversário foi o selecionado brasileiro sub-23. O confronto aconteceu no Estádio Serra Dourada.
Comandada por Sebastião Lapola, a seleção goiana contava, entre outros, com o goleiro Eduardo, o lateral Lira, o volante Marçal, o meia Luvanor e o atacante Gilson Batata. Do outro lado estavam o goleiro Velloso, o lateral Cafú, o meia Marcelinho Carioca e o atacante goiano Túlio.
Ficha técnica do último jogo da seleção goiana
Perfil do lateral Mery, autor do último gol de nossa seleção
Perante um público de mais de 15 mil pagantes, a seleção goiana dominou a maior parte do jogo, criou boas oportunidades, mas os erros de finalização não permitiram que saísse vencedora. O Brasil abriu o placar com Paulo César, aos 23 do primeiro tempo. No minuto seguinte, o lateral Mery empatou a partida. Quando parecia que o confronto terminaria no 1 a 1, o atacante Túlio Maravilha fez o gol da vitória brasileira, aos 44 do segundo tempo.
O lateral direito Mery foi o autor do gol goiano, e consequentemente, do último tento assinalado pela seleção de Goiás na história. Ele se lembra de grandes jogadores que enfrentou naquela tarde. "O time deles tinha o Velloso, o Moacir, o Assis, o Marcelo e o Túlio," conta.
Mery se recorda que antes do jogo, o técnico da seleção goiana, Sebastião Lapola, deu uma orientação que foi fundamental para que o gol saísse. "Ele foi ao meu quarto e me disse que lateral não joga só pelos lados, pode também atuar por dentro". Ainda no primeiro tempo da partida, o ala infiltrou na área e fez o gol dos goianos.
Em 1991, a seleção goiana chegou a ser convocada para a disputa de uma competição contra outros selecionados da região Centro-Oeste. Mas depois, o torneio acabou cancelado.