NOTÍCIAS
19/06/2020 17:16 • Atualizada em 19/06/2020 17:16
O Futebol de Goyaz relembra as passagens de Leão, Brito, Dadá e Rivellino pelos nossos clubes
No próximo domingo (21) serão completados 50 anos da final da Copa do Mundo de 1970. Naquela ocasião, o Brasil conquistou o mundial pela terceira vez ao superar a Itália com uma expressiva vitória por 4 a 1.
O técnico Zagallo contava com um elenco formado por 22 jogadores, dentre eles Pelé, Gérson, Tostão e Rivellino. Três membros daquela equipe que conquistou a Jules Rimet no México trabalharam posteriormente no futebol goiano.
O primeiro a atuar por estas bandas, ainda como jogador, foi o atacante Dario ou Dadá Maravilha, como era conhecido. Ele defendeu o Goiás na temporada de 1983. O centroavante ajudou naquela grande campanha da equipe comandada por Paulo Gonçalves que chegou às quartas de final do Campeonato Brasileiro.
Mais
Perfil de Dadá Maravilha no Futebol de Goyaz
Perfil de Emerson Leão no Futebol de Goyaz
Ainda na década de 80, mais precisamente em 1988, foi a vez do ex-zagueiro Brito trabalhar em Goiás. A passagem do campeão mundial pela Jataiense foi rápida, durando apenas seis partidas - três empates e três derrotas. Ele foi demitido após uma sonora goleada sofrida pela raposa diante do Goiás por 12 a 0.
O ex-governador Maguito Vilela era integrante da diretoria da Jataiense em 1988. Ele declarou ao Jornal O Popular por que o campeão mundial não deu certo na raposa. "Ele não conseguiu ter a liderança necessária e transmitir aos jogadores aquilo que ele gostaria que fosse feito," recorda.
Por fim, o goleiro reserva da seleção brasileira em 1970, Emerson Leão, trabalhou no Goiás em 2010. Ele dirigiu o time esmeraldino em 18 partidas, com quatro vitórias, cinco empates e nove derrotas.
O meia Roberto Rivellino participou de um amistoso com a camisa do Vila Nova. Ele não tinha contrato com o clube, mas vestiu a camisa colorada diante do Atlético-MG em setembro de 1981 no Serra Dourada.