NOTÍCIAS
06/10/2014 23:47 • Atualizada em 04/12/2014 16:37
Amigo de carrasco brasileiro, goiano relembra história de sua passagem pela seleção
The Flash relembra início na base do Atlético, chegada ao Rio de Janeiro e ida para Europa
Vinicius Tondolo/Futebol de Goyaz
Valdeir Celso Moreira nasceu em Goiânia, no último dia do ano de 1967, filho de Seu José e Dona Expedita. Foi incentivado a seguir carreira esportiva por um dos seus irmãos, o Valdo, e pelo pai. Desde pequeno se destacava por sua velocidade e a convite de um amigo participou de peneiradas do técnico Ataíde do Atlético Goianiense, onde só foi aprovado na terceira tentativa. Quando aprovado na equipe rubronegra, passou como volante, com o passar dos tempos foi se aproximando do ataque, onde ficava mais a vontade.
O apelido "The Flash" surgiu no Rio de Janeiro, quando vestia a camisa do Botafogo-RJ, e numa brincadeira do jornalista da Rádio Globo, Apolinho, e do narrador Januário de Oliveira, marcando uma das grandes características do goiano surgido no bairro do Criméia Leste.
O sucesso no Botafogo e o vice campeonato brasileiro fez com que chegasse a seleção brasileira onde vestiu a amarelinha em amistosos, torneios amistoso e em partidas das eliminatórias para a Copa de 1994.
Teve a honra de vestir jogar com a seleção no estádio Serra Dourada em amistoso contra a República Tcheca. Nesta edição, Valdeir conta detalhes de sua amizade com Zinedine Zidane e outras tantas histórias.