NOTÍCIAS
09/09/2016 08:58 • Atualizada em 09/09/2016 09:03
Inhumas 1964: a história de uma grande equipe que bateu na trave
Fomos até a casa do ponta direita Nelsinho para contar a história dele e de lendários integrantes da vida da pantera avinhada
Vinicius Tondolo/Futebol de Goyaz
Você certamente conhece um time que foi inesquecível no futebol, mas não conseguiu levantar nenhuma taça. Em Goiás, na década de 1960, o Inhumas Esporte Clube, a pantera avinhada, viveu esta situação. Esta equipe que enchia de orgulho a cidade e rivalizava com Goiânia, Atlético, Vila Nova e Goiás, será o tema do programa Futebol de Goyaz e suas histórias, neste domingo, a partir do meio dia, na Rádio 730.
Pra contar esta história seguimos até a casa de Nelson dos Santos, o Nelsinho. Um senhor bastante simpático, nascido em Feira de Santana-BA, que chegou ao Rio de Janeiro acompanhando os patrões e acabou iniciando uma carreira militar. Serviu o exército no forte de Copacabana. Nelsinho era o corneteiro-mor responsável por acordar os soldados as cinco da manhã e as vezes a vizinhança na zona do sul da capital fluminense.
No exército se reencontrou com o futebol, antes apenas uma brincadeira de criança. Lá se destacou pela velocidade, pela habilidade e o deram força para seguir atuando em clubes amadores e semiprofissionais do interior de São Paulo e Mato Grosso.
Um grande fazendeiro goiano foi comprar gado em solo pantaneiro e soube de um moreninho que enchia os olhos nos (quase) gramados da região. Foi convidado a atuar no Inhumas. Convidado a conhecer o estado de Goiás.
Aqui Nelsinho fez dupla de sucesso com Líbano no ataque da pantera avinhada, se transferiu para o Riachuelo onde atuou por dois anos. Foi para o Vila Nova disputar o torneio Diários Associados. Seguiu para o Botafogo de Buriti Alegre antes de retornar a Inhumas e encerrar a carreira em 1968.
São mais de 52 mil resultados cadastrados, mais de 5 mil jogadores catalogados e mais de 4 100 fichas completas. No site também estão todas as edições do programa Futebol de Goyaz e suas histórias.
Conhece um ex-jogador? Nos indique. Use o whatapp 062 99666 9146, nosso novo canal de participação com nossos seguidores. Envie áudio, relembre um jogo inesquecível. Peça detalhes de um grande ídolo. Quem sabe, você é o próximo a participar de nosso programa.
Sabe de um potencial anunciante? Nos repasse. Quer dar visibilidade à sua Marca ou Produto? Fale com a gente. Estamos desenvolvendo um trabalho para ficar eternizado na história. Participe conosco!
A Rede da Construção apoia o resgate das origens de nossa paixão!