NOTÍCIAS
07/09/2014 22:18 • Atualizada em 14/09/2015 01:10
O início da "Era Brasileirões" para os clubes goianos
Vamos relembrar a história do Professor Paulo Gonçalves, personagem importante nas campanhas iniciais de Goiás e Atlético nos torneios nacionais
João Paulo di Medeiros/ Futebol de Goyaz
Nascido em Sacramento-MG, Paulo Gonçalves chegou a Goiás quando ainda tinha 4 anos de idade. Quando ainda era adolescente, foi peça participativa na conquista do pentacampeonato estadual do Goiânia, de 1951 a 1954. Logo em seguida, foi jogar futebol no Atlético-MG ao lado do irmão Tomazinho (Tomas de Aquino Gonzaga). Só não atuou pelo Fluminense-RJ porque a mãe exigiu que ele fosse jogar e viver junto ao irmão.
No entanto, um dos grandes feitos na carreira de Paulo Gonçalves foi no comando dos clubes goianos. Ele esteve a frente do Goiás em 1973 na estréia de um time goiano no campeonato nacional e em 1979 na vez do Atlético Goianiense.
Paulo Gonçalves relembra detalhes da negociação da diretoria esmeraldina para garantir a vaga no primeiro campeonato brasileiro. Além da tradicional história do afilhado de João Havelange, o professor conta ainda mais curiosidades sobre uma das maiores polêmicas do futebol goiano.
Como acadêmico, formou-se em educação física, se tornou professor da Universidade Federal de Goiás e escreveu o livro sobre visão periférica, uma de suas explicações pela formação de atletas diferenciados.
Saiba mais sobre Paulo Gonçalves...
Confira mais uma edição do Futebol de Goyaz e suas histórias: