8 de maio de 2021
  • WhatsApp
  • Comunicar erro

NOTÍCIAS

25/03/2021 07:00

#TBT | O dia que o Pequeno Polegar estreou no mundo

O jogador fez história no futebol goiano com a camisa do Vila Nova e teve a honra de jogar ao lado de Pelé

Terceiro Tempo

No dia 25 de março de 1950, nascia no interior da Bahia, Hugo Fernando Bonfim Queiroz. Fernandinho, o pegueno polegar, marcou geração de torcedores do Vila Nova (e por que não dos rivais também). Ele foi o primeiro de uma família que ofereceu grandes jogadores para o futebol goiano. Além de Fernandinho, Gilson e Zé Teodoro foram importantes nomes da nossa história.

FGH | Conheça a biografia de Fernadinho, o pequeno polegar

Os pais, Adolfo e Honória vieram da Bahia em busca de uma vida melhor para os filhos. Aproveitaram a mobilização de pessoas de todos os cantos do país para o Centro-Oeste, motivados pela construção de Brasília.

Saiba quantos gols Fernandinho fez com a camisa do Vila Nova

Fernandinho começou a carreira no Anápolis, se transferiu para o Campinas antes de chegar ao Vila Nova. O ponta direita ainda carregava com orgulho o fato de ter jogado ao lado de Pelé, com a camisa do Santos-SP, nos anos de 1974 e 1975.

O ídolo do futebol goiano faleceu em junho de 2020 em decorrência de um câncer. Acompanhe o emocionante depoimento de Evandro Gomes sobre Fernadinho.

 

Era fundado na cidade de Belo Horizonte, o Clube Atlético Mineiro. O Galo jogou pela primeira vez em solo goiano em maio de 1954. Os mineiros venceram o Atlético-GO por 5 a 1 em amistoso realizado no estádio Olímpico. No dia seguinte, enfrentou o Goiânia e empatou pelo placar de 1 a 1. Ao longo da história foram 58 jogos realizados em Goiás com 23 vitórias mineiras, 16 vitórias goianas e 19 empates. Além do Serra Dourada, Olímpico e Serrinha, o estádio Odilon Flores recebeu jogos dos alvinegros. A partida foi válida pela Copa do Brasil e o Mineiros venceu por 3 a 2.

HÁ 24 ANOS...

O Vila Nova enfrentava o São Paulo em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil de 1997. No jogo de ida, no Serra Dourada, o time goiano perdeu por 3 a 2, precisava da vitória para se classificar e acabou sofrendo nova derrota, agora por 2 a 0, para o time comandado por Muricy Ramalho e que tinha em campo Rogério Ceni, Brodon, Belletti, Denilson, Dodô e França.

HÁ 12 ANOS...

O Atlético foi ao estádio Jonas Duarte enfrentar a Anapolina pelo Campeonato Goiano 2009. O Dragão venceu por 7 a 2 em noite de dois hat-tricks. O jogo era válido pela 15ª rodada da competição. Marcão e Jairo foram os autores de três gols na partida. Marcão fez como manda a cartilha de um bom artilheiro. Já o zagueiro Jairo, também em noite inspirada, marcou duas vezes a favor e ainda fez um gol contra. Rafael Cruz e Chiquinho completaram a goleada atleticana. Leonardo Goiano descontou para o time da casa.

 

Mais notícias

29/04/2021 - #TBT | Vila Nova vence Anápolis e mantém disputa por título estadual
23/04/2021 - Em 1970, Anápolis recebeu encontro inédito de 'grêmios'
19/04/2021 - Atlético-GO disputou o 1º jogo internacional da história do futebol goiano
18/04/2021 - #2 | O Jogo da Memória de Crac x Vila Nova
18/04/2021 - #TBT | Atlético vence Santa Cruz-PE e garante vaga inédita na Copa do Brasil
Desenvolvido por brgomes.com