8 de dezembro de 2021
  • WhatsApp
  • Comunicar erro

NOTÍCIAS

25/11/2020 15:05  •  Atualizada em 25/11/2020 15:05

#TBT | Serra Dourada e Serrinha já tiveram a honra de receber Diego Maradona

O craque argentino faleceu nesta quarta-feira (25) vitima de uma parada cardiorrespiratória

Foto: Revista FGF Ano I - nº 1

O ídolo argentino Diego Armando Maradona faleceu, aos 60 anos, no final da manhã desta quarta-feira (25), em Tigre, vítima de uma parada cardiorrespiratória, durante a recuperação de uma cirurgia no cérebro.

O solo goiano já foi abençoado com a magia do camisa 10 argentino. Em 1989, durante a preparação para a disputa da Copa América.  A seleção argentina ficou sediada em Goiânia e realizou quatro jogos na disputa da primeira fase com duas vitórias e dois empates. Classificados, seguiram para o Rio de Janeiro para disputar a fase final da competição.

Maradona era o maior astro do futebol mundial em atividade. No registro da Folha de São Paulo:

Não era o sumo pontífice quem chegava ao Castro's Park Hotel, em Goiânia. A cesta de frutas tropicais na recepção, o batalhão de fotógrafos, os 23 homens do regimento da polícia montada, as três motocicletas da Polícia Militar, os dois carros da Polícia Federal e os 12 seguranças do próprio hotel eram para ele, Diego Maradona. Fora de forma, contundido e já na fase descendente da carreira, o camisa 10 desembarcava naquele 30 de junho de 1989 para se juntar à seleção argentina que disputaria a Copa América no Brasil. Seria a última participação de sua carreira no torneio em que, tal qual Pelé, não foi campeão.”, relatou o jornal

 

Durante a preparação, a Argentina enfrentou a equipe sub-20 do Goiás. Um dos garotos responsáveis por marcar o craque foi Wladimir Araújo. Em entrevista ao Sagres Online, o defensor relembra:

“Esse foi um momento único. Em 1989 eu era do time júnior e fizemos esse jogo – treino com a Argentina. Estávamos ganhando por 1 a 0 e eles empataram. Era um time com muitos craques, como o Maradona, que naquela época era o melhor jogador do mundo, e o próprio Caniggia”, lembrou Wladimir.

Alguns jogadores do Goiás que viveram o sonho de treinar contra a Argentina em 89: Kleber Guerra, Adeson, Wilson, Ademir, Toquinho, Ismael, Zé Silvestre, Márcio, Wladimir, Carlos Vagner, Teodomar.

Confira a reportagem da TV Serra Dourada

A Argentina já realizou sete partidas oficiais em Goiânia. Foram dois jogos válidos pelo torneio Leonino Caiado, logo após a inauguração do Serra Dourada, quando foi derrotado pelo Palmeiras-SP, por 2 a 1, e venceu o Goiás, por 1 a 0.

Em 1989, a capital goiana foi sede da Argentina na disputa da Copa América. Foram quatro jogos com duas vitórias (Chile e Uruguai) e dois empates (Equador e Bolívia).

Por último, em 2012, a Brasil e Argentina se enfrentaram pelo Super Clássico das Américas. A seleção brasileira venceu por 2 a 1, em Goiânia.

Biografia

A lenda hermana nasceu em 30 outubro de 1960 na cidade de Lanús, Argentina. Como jogador iniciou a carreira no Argentino Júnior no início da década de 1970. Em 1981 se transferiu para o Boca Júniors, onde se consolidou como um astro do futebol local.

Do Boca, Maradona se transferiu para o Barcelona-ESP e depois seguiu para o futebol italiano defender a camisa do Napoli. Lá viveu seu melhor momento na carreira.

Maradona estreou na seleção argentina em 1977 quando estava no Argentinos Juniors. Foi o grande maestro na conquista do título mundial em 1986 disputado no México. Encerrou a carreira na seleção após a Copa do Mundo de 1994 quando caiu no doping por uso de cocaína.

Treinador

Em 1994, começou a carreira como treinador defendendo o Textil Mandyú, da Argentina. No ano seguinte, assumiu o comando do Racing-ARG. Depois de 13 anos, assumiu o comando da seleção argentina na preparação para a Copa do Mundo 2020 na África do Sul.

Em 2011, seguiu para o Al Wasl (Emirados Árabes). Na temporada 2017/18, retornou ao país para comandar o Al-Fujairah (Emirados Árabes). Em 2018 se transferiu para a segunda divisão do futebol mexicano para comandar o Dorados de Sinaloa

 

 

Mais notícias

01/12/2021 - Há sete anos, Erik era eleito a revelação do Brasileirão
30/11/2021 - Memória de uma atmosfera elétrica no 'Dia do Fico' do Atlético-GO
29/11/2021 - Tetracampeão se despede do Goiás com segundo acesso à Série A
19/11/2021 - Contra o Londrina, o Vila conquistou o segundo título da Série C
17/11/2021 - Atlético já foi campeão em cima do América-MG
Desenvolvido por brgomes.com