5 de dezembro de 2020
  • WhatsApp
  • Comunicar erro

NOTÍCIAS

10/09/2020 15:15  •  Atualizada em 10/09/2020 15:18

Em 1958, Vasco trouxe ao público goiano o primeiro contato com campeões mundiais

Duas semanas após a conquista na Suécia, Vavá e Orlando jogaram contra Atlético-GO e Goiás

Jornal de Notícias/Reprodução

 No dia 29 de junho de 1958 o Brasil se tornava campeão mundial pela primeira vez ao bater a Suécia, por 5 a 2, no Rasunda. Ali, o torcedor brasileiro se enchia de orgulho após o trauma vivido oito anos antes. A vitória representou comoção nacional e houve um episódio envolvendo Atlético-GO e Vasco que inclui esse sentimento de euforia.

Duas semanas após a conquista na Suécia, Goiânia recebeu dois campeões mundiais que vieram na delegação do Vasco da Gama para dois amistosos, contra Goiás e Atlético-GO. Na comitiva cruzmaltina estavam o zagueiro Orlando e o atacante Vavá.

Quando a delegação desembarcou em Goiânia, um multidão aguardava no Aeroporto Santa Genoveva. Segundo relatos do Jornal de Notícias, houve invasão da pista com direito a abraço de uma torcedora em Vavá. Depois, os dois campeões do mundo desfilaram em um carro conversível e encontraram ruas cheias de pessoas para vê-los de pertinho. Foi registrado desfile com mais de 200 carros. O zagueiro e capitão da seleção brasileira, Bellini, era esperado em Goiânia, mas não veio com a delegação.

A expectativa era alta para ver Orlando e Vavá em campo, tanto que houve recorde de público e arrecadação no Estádio Olímpico. Os torcedores estavam ali pela festa aos campeões mundiais, como fica claro neste trecho da reportagem do Jornal de Notícias do dia 15 de julho de 1958. “Vavá e Orlando foram alvos de grandes manifestações por parte do público, que não poupou vivas aos rapazes que elevaram bem alto o nome esportivo brasileiro na Copa do Mundo".

No primeiro de dois jogos da série de amistosos, o Vasco goleou o Goiás por 6 a 0. Vavá fez o terceiro gol, no segundo tempo e encerrou a aflição que tomava conta do Estádio Olímpico. Para o segundo jogo, o favoritismo era dado ao time carioca por sua condição técnica e pelo resultado visto contra o Goiás. No entanto, uma vitória do Dragão não seria considerada zebra por se tratar do atual campeão goiano de 1957, além do time que havia vencido o São Paulo por 1 a 0. Só que o Vasco voltou a fazer boa exibição e ganhou por 3 a 0, com mais um tento de Vavá, o Peito de Aço.

Conheça mais detalhes sobre a história de Atlético-GO e Vasco:

Mais notícias

25/11/2020 - #TBT | Serra Dourada e Serrinha já tiveram a honra de receber Diego Maradona
24/10/2020 - Goiânia e seus quase 60 times de futebol
11/10/2020 - #TBT | Há 5 anos Goiás alcançava marca de 1000 jogos na Série A
30/09/2020 - Os duelos goianos pela Série D do Campeonato Brasileiro
29/09/2020 - Arapucão completa 24 anos nesta terça-feira
Desenvolvido por brgomes.com