5 de dezembro de 2020
  • WhatsApp
  • Comunicar erro

NOTÍCIAS

27/08/2020 08:00

#TBT | Documentário resgata a história do Goiânia

A produção fez parte da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo

Arquivo Pessoal / Victor Hugo Araújo

No último dia 20 de agosto, o jornalista Victor Hugo Araújo publicou em seu canal no Youtube o documentário "Goiânia EC: O canto do Galo Carijó", narrando curiosidades da história do Goiânia Esporte Clube. A produção apresenta depoimentos de uma série de ex-jogadores, dirigentes, ex-treinadores, cronistas esportivos e torcedores narrando fatos marcantes da história do alvinegro goianiense, um dos primeiros clubes da nova capital do Estado. O torcedor alvinegro vai se emocionar em reencontrar grandes ídolos do passado.

O documentário foi uma produção apresentada por Breno Magalhães e Victor Hugo Araújo, como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Jornalismo pela Faculdade Sul Americana (Fasam), no final do ano de 2010. A banca foi composta por Adriana Moraes (orientadora) e os avaliadores e prof. Enzo Lisita e profª Bernadete Coelho. 

"A gente não conseguia encontrar nada da história do Goiânia. Havia uma escassez muito grande de conteúdo sobre o Goiânia. Eu já tinha visto documentários sobre o Goiás, Vila Nova, Atlético, mas do Galo não. A gente queria fazer um material que pudesse atender ao jornalismo esportivo e que exaltasse a cultura e a história da cidade de Goiânia", explicou Victor Hugo.

O roteiro inicia com o sentimento do torcedor do Galo que sobrevive mesmo diante de uma época de muitas dificuldades e viaja pelo tempo através da memória de importantes personagens da história do clube e também por nomes históricos da crônica esportiva em Goiás, como Edson Rodrigues, Mané de Oliveira e Ledes Gonçalves, que foram testemunhas oculares desta trajetória.

Conheça mais detalhes da história do Goiânia

A produção está dividida em quatro momentos: "1938 - o início" com a fundação do clube na nova capital, "A soberania" conquistada nas décadas de 1940, 1950 e 1960; "Estádio Olímpico" que foi o palco das grandes conquistas e da fase de ouro e por fim a estrutura da "A Vila Olímpica", a sede oficial localizada em Aparecida de Goiânia.

Confira as fotos do Goiânia que já encontramos

Depois de aprovados pelas formalidades acadêmicas, Victor Hugo e Breno realizaram um segundo sonho com a produção do documentário: Exibição em uma sala de cinema. A primeira sessão foi realizada no Cine Goiânia Ouro, no centro da capital, em janeiro de 2011. Dias depois uma segunda sessão foi realizada com a presença de personagens do documentário, torcedores do Goiânia e amantes de uma boa história.

Mais notícias

25/11/2020 - #TBT | Serra Dourada e Serrinha já tiveram a honra de receber Diego Maradona
24/10/2020 - Goiânia e seus quase 60 times de futebol
11/10/2020 - #TBT | Há 5 anos Goiás alcançava marca de 1000 jogos na Série A
30/09/2020 - Os duelos goianos pela Série D do Campeonato Brasileiro
29/09/2020 - Arapucão completa 24 anos nesta terça-feira
Desenvolvido por brgomes.com